Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de setembro de 2013

Após acidente, trecho da Linha 7-Rubi ficará interditado nesta quinta

CPTM diz que trabalho de remoção é complexo e demorado. 
Ônibus vão substituir trens entre estações afetadas.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou na noite desta quarta-feira (18) que a remoção do trem de carga da MRS Logística que descarrilou  pela manhã entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis, da Linha 7 - Rubi será um trabalho complexo e demorado, motivo pelo qual o trecho continuará interditado nos próximos dias.

Por volta das 11h20, a composição de carga, carregada com bauxita, bateu em um trem de passageiros. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, acionados para o atendimento aos usuários, foram atendidas 13 pessoas. Uma  delas, com fratura, foi levada para o Pronto Socorro Franco da Rocha. A CPTM acionou a MRS Logística para providências de remoção e instaurou sindicância para apurar as causas e responsabilidades do acidente.

A CPTM afirma que acionou o sistema PAESE para atender os usuários com ônibus gratuito entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis.

Os trens circularão normalmente entre Luz e Franco da Rocha e de Baltazar Fidelis a Francisco Morato-Jundiaí.

Para evitar acúmulo de usuários na plataforma da estação Franco da Rocha, durante o trabalho de liberação do trecho, será utilizada uma plataforma da futura estação Franco da Rocha, excepcionalmente, da seguinte forma:

Quinta-feira, 19, manhã:

Embarque sentido Luz: será realizado na plataforma da atual estação.
Desembarque: plataforma da futura estação Franco da Rocha, em obras.
Quinta-feira, 19, tarde:

Embarque sentido Luz ocorre na plataforma da futura estação Franco da Rocha, em obras.
Desembarque: plataforma da antiga estação

Acidente

Após descarrilar, quatro vagões do trem de carga tombaram e atingiram a lateral dos últimos carros da composição que servia à Linha 7-Rubi e seguia no sentido contrário.
A Linha 7-Rubi liga a Estação Luz, no Centro de São Paulo, à cidade de Jundiaí, no interior paulista.
Investigação

O gerente de Relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, disse ao SPTV que a companhia apura as causas do acidente. Segundo ele, a distância entre os dois trens é correta no ponto onde ocorreu o descarrilamento. “O momento é de apurar as causas desta ocorrência”.

Íntegra da nota

Confira o posicionamento da MRS Logística:

"Informações sobre Acidente em SP

Sobre o acidente envolvendo um trem de passageiros e outro de carga ocorrido na manhã de hoje na região de Franco da Rocha, a MRS informa que o choque entre as composições se deu entre um vagão de carga e o último vagão de passageiros. Houve, segundo informações ainda não confirmadas pelo Corpo de Bombeiros, um caso de fratura e outros de escoriações leves.

As composições se deslocavam em sentido contrário, em linhas contíguas, com o trem de carga viajando no sentido de Francisco Morato (Jundiaí). O trecho é administrado pela CPTM.

Equipes técnicas da MRS e da CPTM estão no local para a coleta de evidências, mas a apuração das causas e das condições do acidente deverá levar alguns dias. Uma investigação completa é o padrão para todas as ocorrências ferroviárias."

Do G1 São Paulo