Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de setembro de 2013

39 anos de operação do Metrô SP

A Companhia do Metropolitano de São Paulo completou no último sábado (14/09) 39 anos de operação comercial da Linha 1-Azul.   A empresa foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Hoje, o metrô paulista tem 65,3 quilômetros de vias em operação em quatro linhas - duas novas linhas estão em construção, os monotrilhos da Linha 15-Prata e 17-Ouro, e uma está sendo expandida, a Linha 5-Lilás. Além disso, existe a Linha 4- Amarela operada pela iniciativa privada.  Somando a Linha 4, o sistema metroviário de São Paulo conta com 74,2 quilômetros de extensão e 64 estações.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros. Segundo o metrô, em agosto de 2012, o sistema ultrapassou a marca de 22 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974.

Revista Ferroviária