Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de agosto de 2013

Funcionários empurram passageiros para fechar as portas de trem em SP

Trem partiu superlotado nesta quinta de estação da Linha 9 da CPTM. 

Companhia diz que agentes não devem 'empurrar' passageiros..

Agentes operacionais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) usaram as mãos e até os ombros para empurrar passageiros para dentro do vagão e fechar as portas de uma composição superlotada na tarde desta quinta-feira (29), em São Paulo.
Procurada pela reportagem, a CPTM informou que os funcionários não são orientados a empurrar os passageiros e que eles receberão uma nova indicação de como proceder.
O registro foi feito pela equipe de reportagem do G1 na estação Berrini, da Linha 9-Esmeralda, em uma composição que seguia no sentido Grajaú, por volta das 18h, um dos horários de maior movimento da linha. 

A repórter do G1 acompanhou o embarque dos passageiros na Estação Pinheiros, que faz conexão com a Linha 4-Amarela, do Metrô, e só conseguiu descer na Estação Berrini com a ajuda de outros usuários, que a empurraram para fora.
A CPTM disse, em nota, que "os agentes operacionais atuam na orientação dos usuários durante a entrada e saída do trem, visando à sua segurança, além de verificarem se não há impedimentos para o fechamento automático das portas, para que não haja atraso. Não existe orientação da empresa no sentido de empurrar os usuários”. 
A empresa afirmou ainda que irá reforçar a orientação sobre os procedimentos das operações nas plataformas a todos os agentes.

FONTE: G1