Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de agosto de 2013

Cartão BOM passa a ser aceito em mais seis estações de metrô e trem em SP


A partir desta sexta-feira (30), o Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) passará a ser aceito nas estações tarifa nas estações Santo Amaro, Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas e Giovanni Gronchi, da linha-5 lilás do Metrô, além da estação Santo Amaro da linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O BOM é o cartão utilizado nas linhas de ônibus intermunicipais de 39 municípios da região metropolitana de São Paulo.
No total, serão 126 estações do sistema metroferroviário que aceitarão o bilhete. Até o final do ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM vão aderir ao cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia. O cartão já é usado para o pagamento da tarifa em todas as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU-SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).
Veja a relação das estações que aceitam o cartão BOM no endereço:www.cartaobom.net.

Cartão de débito

O BOM funcionará, em breve, como um cartão de débito. De acordo com a EMTU, a nova funcionalidade já está em teste e deve ser disponibilizada para os usuários ainda em outubro deste ano.
Batizado de BOM+, o cartão é resultado de uma parceria da EMTU com o CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes), que é responsável pela emissão dos cartões eletrônicos.
O usuário poderá colocar dinheiro no cartão nos pontos de recarga, lojas e rede credenciada do BOM, sendo que a taxa de adesão ao sistema pré-pago é de R$ 9,90. Com o plástico, ele poderá pagar contas e fazer compras nos estabelecimentos comerciais credenciados na rede Mastercard, sem a necessidade de comprovação de renda, nem consulta aos órgãos de proteção ao crédito.
O cartão não terá vínculo contas bancárias já existentes e os créditos para o transporte não poderão ser utilizados para fins de pagamentos, ficando reservados no cartão apenas para o pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas. Além de ser usado como cartão de débito, o novo BOM + também permitirá a realização de saques na rede Cirrus.