Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

8 de julho de 2013

Propaganda em SP ignora projetos de conexão a aeroportos de PE e RS

A propaganda do governo do Estado que afirma que "São Paulo será a primeira cidade do Brasil a conectar seus aeroportos aos trilhos" ignora dois projetos em curso, em Porto Alegre e Recife.

A expectativa da gestão tucana é que tanto Cumbica, em Guarulhos, quanto Congonhas, na zona sul da capital, tenham estações prontas até o fim de 2014.

Mas tanto o governo gaúcho quanto o pernambucano prometem fazer o mesmo já neste ano. A única diferença é que os dois Estados já têm estações funcionando perto dos aeroportos, que estão sendo conectadas aos terminais agora.

No caso paulista, é a rede nova que está sendo feita ao mesmo tempo das ligações.

Em Cumbica, o passageiro que usar o trem da CPTM não conseguirá caminhar da estação até a maioria dos terminais do aeroporto. Ele vai ter que usar um monotrilho, ainda a ser construído, para ir até o local de check-in.

Em Congonhas, a distância de menos de 200 m entre a estação e o saguão poderá ser feita a pé.

A obra em Recife consiste em uma passarela, com esteira rolante e cobertura, até o terminal de metrô e de ônibus mais próximo -distância de quase 500 m.

Em Porto Alegre, a ligação dos terminais com os trilhos será feita por um aeromóvel, de tecnologia nacional, que percorrerá 1 km em 90 segundos, segundo o governo.

Fonte: Folha
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO