Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de julho de 2013

Projeto para Estação Água Branca inclui Trem Regional, Metrô e Linha 8

Mudança foi apresentada em audiência sobre futura linha até Sorocaba.
Atual estrutura precisará ser demolida, mas não há data prevista.

O governo estadual realizou nesta sexta-feira (12) uma audiência pública para apresentar as diretrizes do futuro Trem Regional São Paulo-Sorocaba, que deve influenciar diretamente a vida de moradores da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista.
A atual estação Água Branca, da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM), será o ponto inicial da linha e tem previsão de investimentos para ser transformada em um complexo intermodal, com a ligação de diferentes tipos de transportes públicos em um único ponto.
ESTAÇÃO ÁGUA BRANCA
HOJE
Atende a Linha 7

PROJETOS
Terá ligação com:
- Linha 6 do Metrô
- Linha 8 da CPTM
- Trem Regional SP-Sorocaba
- Expresso Jundiaí

PREVISÃO
- Governo prevê entregar Linha 6 do Metrô em 2020.
- Demais interligações não têm data prevista
No caso das instalações para abrigar o Trem Regional, a mudança ainda não tem data prevista para começar, mas a estimativa é que o edital para a contratação das empresas seja lançado em 2016.

Localizada na Avenida Santa Marina, a estação Água Branca também será integrada ao Metrô e a outras linhas de trem, como o Expresso Jundiaí.
“Ela [estação do Trem Regional] vai integrar o complexo da estação atual que atende a Linha 7 da CPTM, estará integrada à Linha 8 da CPTM, à Linha 6-Laranja do Metrô e ao Expresso Jundiaí”, disse Silvestre Eduardo da Rocha, diretor de Planejamento da CPTM.
A atual Linha 8-Diamante da CPTM, que tem trajeto paralelo ao da Linha 7, terá uma nova parada na estação Água Branca. O modelo será parecido com o da estação Barra Funda.

Em janeiro, o governador Geraldo Alckmin disse que a previsão para inauguração da Linha 6 é o ano de 2020.
O início das obras da reforma da estação Água Branca ainda não foi definido, já que o projeto básico está em fase de licitação. A estação Água Branca será demolida para a construção do novo complexo. Ainda não há informações se será construída uma estação provisória no local durante as obras e se a circulação de trens no trecho será mantida.
Trem Regional
Com previsão de transportar cerca de 20 mil passageiros por dia, o Trem Regional terá quatro estações - Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba - e irá operar em velocidade comercial de 160 km/h. A linha férrea que será construída perto das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco tem previsão inicial de R$ 4 bilhões de custos com a implantação do projeto básico.
Cada estação terá um projeto diferenciado. Nas estações intermediárias haverá estacionamentos e terminais de ônibus, já que são espaços novos e têm uma área maior.
Também estão previstos centros comerciais com lojas, lanchonetes e restaurantes. Como a estação Sorocaba está tombada pelo Patrimônio Histórico, a inclusão de serviços ficará restrita. “Os serviços internos dos trens passarão por uma análise do que oferecer, já que ter um restaurante pode não compensar, porque o tempo de trajeto é curto”, ressaltou Rocha.
Durante os finais de semana e feriados, o número de 54 viagens diárias deve cair e o intervalo entre os trens deve ser superior a 15 minutos.
O edital para a licitação do início das obras está previsto somente para 2016. A previsão é que a passagem tenha valor competitivo com as tarifas rodoviárias, que hoje custam, em média, R$ 20.
Mudanças na Estação Água Branca (Foto: Arte/G1)









G1


Fonte: G1