Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de julho de 2013

Ônibus devem funcionar durante greve geral; veja serviços

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) convocou a categoria a ir às ruas, nos eventos organizados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), na capital do Estado e também no interior. A adesão, porém, não terá efeito, já que as escolas estaduais estão em férias.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SEC-SP) convocou a categoria a aderir à paralisação e, por isso, algumas lojas podem sofrer com a ausência de funcionários.

Apesar da convocação dos comerciários, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) não faz parte do movimento. Em seu site, o Sindilojas orienta proprietários de lojas sobre a não obrigatoriedade de dispensa dos funcionários e afirma que o trabalhador que se ausentar ao serviço pode ter o salário descontado.

Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, os bancos funcionarão normalmente em toda a Grande São Paulo. Somente as agências da avenida Paulista, local de concentração de diversos atos de centrais sindicais, não funcionarão.

A Secretaria de Segurança Pública ainda não definiu como será a ação da Polícia Militar na manutenção da segurança durante os atos na cidade. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a ação ainda está sendo analisada.

O Terra entrou em contato com a prefeitura da capital paulista, mas, até as 19h30, não havia obtido resposta sobre o funcionamento das secretarias e órgãos ligados ao Executivo municipal.

Em meio à convocação por parte de centrais sindicais para paralisações de diversas categorias, na quinta-feira, em todo o País, os ônibus funcionarão normalmente na capital paulista durante o dia, de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo e a São Paulo Transporte (SPTrans). Segundo o sindicato, o processo de eleição da nova diretoria impediu a participação no ato.

Ainda não há definição se o Metrô e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão normalmente na quinta-feira. Os metroviários realizam assembleia para definir a participação ou não no ato nesta quarta-feira. Hoje, o governo de São Paulo garantiu na Justiça uma decisão liminar que impede a paralisação de funcionários do Metrô.

Além dos ônibus, todo o serviço público relacionado ao governo do Estado, da área de saúde à segurança, funcionará normalmente na quinta-feira.

Terra