Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

17 de julho de 2013

Nova estação de São Miguel Paulista abre dia 29 de julho

Durante encontro com moradores e lideranças comunitárias, o Secretario Estadual dos Transportes, Jurandir Fernandes, afirmou que a nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM  de São Miguel abre as portas no dia 29 de julho às 4h00 da manhã.

A abertura beneficiará inicialmente a operação de embarque no sentido bairro-centro e na semana seguinte, dia 05 de agosto, entra em operação o desembarque sentido centro-bairro. Este prazo é necessário para que a linha férrea e a rede aérea de energia sejam desviadas e parte da antiga estação demolida para facilitar a operação das composições.

Plataforma sentido centro-bairro, entra em operação no dia 5 de agosto

A reunião foi solicitada pelos comerciais de São Miguel e aconteceu na tarde desta terça-feira (16) dentro da nova estação de trem no bairro.

Os comerciantes questionam a construção de um acesso pela Rua Salvador de Medeiros que desde 2009 foi solicitada e não constou no projeto inicial da estação. Segundo o presidente da CPTM, Mario Bandeira, para construção do acesso "será necessário a desapropriação de dois imóveis, onde hoje estão uma loja de comércio esportivo e uma pequena casa". No local será construída uma praça para facilitar o acesso dos passageiros à estação.

Segundo Bandeira, será construída uma rampa de quatro metros de largura com 120 metros de comprimento pela lateral norte da estação onde hoje está um canteiro e instalação de 10 pilares para sustentação da nova estrutura. "A obra do acesso deve demorar uns cinco meses para concluir" afirma.


Gramado será desfeito para receber 10 pilares de sustentação da nova rampa
com acesso à Rua Salvador de Medeiros

Para o comerciante Ioannis Katsakis, a demora na construção do acesso pela Rua Salvador de Medeiros já passou do prazo e das promessas feitas pela estatal no passado, "eu não acredito nas promessas da CPTM em fazer isto em cinco meses, se até agora sequer iniciaram o projeto", afirma Katsakis.
Até o momento os proprietários dos imóveis não foram notificados oficialmente pela CPTM e a área não foi decretada de utilidade pública pelo Estado. Depois de notificados os proprietários ainda podem recorrer à Justiça reclamando os valores da indenização, o que pode demorar algum tempo para o início das obras do acesso.

  Próxima etapa é a ligação do trilhos e rede áerea de energia com a linha 12 Safira

Durante o encontro, moradores cobraram do secretário a abertura imediata da estação. "Não vejo a hora de abrirem esta estação, também temos o direito de ir e vir e a estação está fazendo muita falta para o bairro", afirma a dona Edonildes Silva moradora desde 1957.

Entenda mais aqui.

Homenagem

Ao final o comerciante Ioannis Katsis, percursor da solicitação do acesso à Rua Salvador de Medeiros,  pediu que a nova estação seja batizada com o nome do pai dele, Evangelos Ioannis Katsakis, um antigo comerciante da região falecido em julho de 2011.


por Vander Ramos/CLN