25 de julho de 2013

Nova estação São Miguel da CPTM começa a funcionar a partir do dia 29 de julho

Vias inauguradas na Linha 12-Safira funcionarão junto com as antigas por uma semana

A nova estação de trem do bairro de São Miguel começa a operar na próxima segunda-feira, 29. Até o dia 4 de agosto, a instalação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recém-finalizada atenderá os usuários da unidade antiga para possibilitar a união das novas vias com as já permanentes.

Os trens sentido Calmon Viana, na via 2, para embarque e desembarque, serão de responsabilidade do antigo edifício. Já o sentido Brás, na via 1, ficará por conta da nova unidade. Dessa forma, a operação compartilhada permitirá a execução das obras de interligação dos dois serviços sem sua interrupção.

A estação, que teve um investimento de R$ 45,9 milhões, tem como destaque um sistema de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.

O acesso à nova estação será pelo lado Sul, na Rua Beraldo Marcondes, em frente à praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). Por meio deste acesso, que fica na esquina da Av. São Miguel com a Rua Beraldo Marcondes, ficou mais fácil chegar aos serviços públicos da região, tais como o CRI (Centro de Referência do Idoso), o Hospital e Maternidade São Miguel, a Subprefeitura da região, além de postos bancários e igrejas. Um outro acesso, pela rua Salvador de Medeiros, está sendo providenciando pela CPTM.

A Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) tem 38,8 km de extensão e atende três municípios: a capital paulista, Itaquaquecetuba e Poá. Atualmente, cerca de 220 mil usuários utilizam a linha nos dias úteis. Nos últimos anos, seis estações (USP Leste; Jardim Helena-Vila Mara; Jardim Romano; Comendador Ermelino, Itaim Paulista e Calmon Viana) passaram por obras.


Do Portal do Governo do Estado
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).