ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de julho de 2013

Guararema: Trem turístico deve ser inaugurado em setembro

Locomotiva da década de 1930 foi revitalizada e vai levar passageiros do centro até a Estação Luis Carlos / Daniel Carvalho 
Com capacidade para 150 pessoas, locomotiva percorrerá cerca de sete quilômetros

O prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR), informou nesta semana que o trem turístico Maria Fumaça, adquirido pela administração municipal no ano passado, deverá voltar a funcionar entre o centro da cidade e antiga estação, no bairro Luis Carlos, ainda neste ano, no mês de setembro. O objetivo de Alvino é inaugurar o projeto turístico no mês do aniversário da cidade.

A viabilização da Maria Fumaça foi uma das principais prioridades do primeiro mandato de Alvino, que trabalhou junto ao Ministério dos Transportes para garantir a liberação da locomotiva para a cidade e a sua circulação em um trecho da via férrea, que está sendo gerenciada, por meio de concessão do governo federal, pela empresa MRS Logística.

De acordo com informações da assessoria de Imprensa da prefeitura, neste primeiro semestre foram realizadas obras de restaurações para preservar as características da estação e adaptações em Luis Carlos, já que o trajeto turístico seguirá até esse endereço, na zona rural de Guararema.

"A locomotiva saíra em horários determinados pela administração municipal. Os usuários poderão conhecer a história da cidade e seu envolvimento com o setor ferroviário. Atividades educativas ainda poderão ser promovidas na composição. Os valores das passagens ainda não foram definidos e o percurso terá duração de 30 minutos. Toda a estrutura para a atividade já está disponível", explicou o setor de comunicação.


Maria Fumaça

Ainda de acordo com dados da prefeitura, os turistas viajarão em uma das maiores locomotivas remanescentes no Brasil. A Maria-Fumaça 353, conhecida como Velha Senhora, conta com três carros da década de 1930 e comporta 150 passageiros. A viagem entre o centro até a Estação Luis Carlos terá aproximadamente sete quilômetros. No percurso, os viajantes receberão informações sobre o município, cuja história está diretamente relacionada ao transporte ferroviário.

 A linha utilizada pela MRS foi utilizada até o início da década de 1980 para o transporte de passageiros entre São Paulo e o Rio de Janeiro. A estação central foi aberta com o nome de Parahyba, em 1876. Cinco anos depois, foi inaugurado o atual prédio e o nome Guararema foi adotado definitivamente.

 A assessoria do governo Alvino acrescentou que deverá definir um dia da semana para passeios gratuitos destinados às creches e escolas das redes municipal e estadual, participantes de programas sociais e idosos.

Fonte: DAT
Bras Santos
De Guararema