18 de julho de 2013

Cresce número de passageiros que usam trem na Grande SP

Mais de 2,7 milhões de pessoas usam a CPTM. Passageiro reclama de superlotação e atraso das composições.

Apesar de ter poucas linhas e da superlotação, o trem é um dos meios de transporte mais usados por trabalhadores e estudantes na região metropolitana de São Paulo . Em 2005, eram 1,3 milhão de passageiros por dia. Hoje são mais de 2,7 milhões, como mostrou reportagem do Anda SP desta quinta-feira (18) no Bom Dia São Paulo.

A Linha-11 Coral transporta 650 mil pessoas por dia e liga Mogi das Cruzes ao Centro de São Paulo, passando por quatro cidades da Grande São Paulo e em parte da Zona Leste. Entre 6h e 8h da manhã, os vagões estão sempre lotados. A maioria dos passageiros desembarca na estação da Luz, no Centro, uma das mais movimentadas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Para a companhia, uma das soluções para melhorar o atendimento e reduzir o tempo de viagem seria comprar novos trens e substituir o sistema atual de sinalização.

“Além de comprar novos trens, nós estamos substituindo o sistema de sinalização, que permite a redução do tempo entre uma viagem e outra”, diz o gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior.
Outro problema enfrentado pelos passageiros é a distância dos vãos entre as plataformas e trilhos, que são um perigo principalmente nos horários de tumulto. Segundo a companhia, ainda não é possível reduzir o tamanho do vão, pois pela malha ferroviária também passam os trens de carga, que são mais largos que o de passageiros.

“Acredita-se que a partir de 2015 não será mais possível compartilhar carga e passageiro por dentro da região metropolitana, daí a importância de um anel ferroviário perimetral, o ferroanel”, afirma o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço.

Segundo Carvalho Júnior, outra solução para colaborar com a diminuição da lotação seria distribuir os polos de emprego e assim evitar tantos deslocamentos. “Se houvesse uma distribuição desses polos geradores de serviço, de emprego, as viagens poderiam ser no sentido contrário, entretanto, essas mudanças no comportamento também são necessárias, a integração com outros modais também são necessárias”.

G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205