Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2013

CPTM estuda transporte de passageiros até Campinas

Companhia envia questionários de estudo de expansão das linhas

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pediu na última terça-feira (16) aos prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) colaboração para os dois estudos para avaliar a utilização de malha ferroviária da região para transporte de passageiros. Os estudos, segundo o chefe do Departamento de Planejamento de Transporte da CPTM, Rodrigo Sartoratto, estão em fase de desenvolvimento. Há três meses, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estimou para dezembro a conclusão do trabalho.

Sartoratto cobrou os chefes dos Executivos dos 19 municípios respostas a um questionário enviado pela CPTM aos municípios. De acordo com ele, são questões específicas de cada cidade, cujas respostas servirão de subsídios aos estudos.

A presidente da Agemcamp – agência que é o braço executivo do Conselho de Desenvolvimento da RMC –, Esther Vianna, disse na terça que a Câmara Temática de Transportes do Conselho – que se reuniu nesta terça-feira – vai acompanhar os estudos. “Essa reivindicação é antiga e importante para os prefeitos”, observou.

A viabilização de um trem de passageiros da CPTM por meio da ampliação das linhas de Jundiaí – Linha 7 Rubi – vem sendo discutida desde 2010 e foi pedida em audiência pública pelo STEFP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista) e lideranças políticas da RMC em 2012.

Representando o município de Valinhos está o presidente do legislativo, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), que também preside o Parlamento Metropolitano da RMC. Lorival tem encabeçado as tratativas desde o início para o retorno do trem de passageiros na região, a partir da extensão das linhas férreas entre Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí com destino a São Paulo. “A população clama por melhorias no transporte público e é necessário que se ofereça uma alternativa para as rodovias congestionadas e para o alto preço pago. A discussão não poderia ser mais oportuna”, destacou.

Próxima reunião

Às vésperas de completar dois anos de atividades, a coordenação da Campanha CPTM-Campinas (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), realiza no próximo dia 12 na Câmara de Valinhos, reunião para traçar os objetivos do projeto ao longo do semestre.

Serviço:
Reunião Campanha CPTM – Campinas
Data: 12 de agosto de 2013
Horário: 9h
Local: Câmara de Valinhos (Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59 – Res. São Luiz).
Contato: (19) 3829-5310 ou 3829-5355

Fonte: Do Metro Campinas/Assessoria Vereador Lorival