Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de julho de 2013

Com redução de demanda no feriado, CPTM intensifica obras de modernização

Linhas 7 e 12 terão circulação parcialmente interrompida. Para atender aos usuários serão disponibilizados ônibus da Operação Paese No feriado prolongado, entre os dias 6 e 9 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] aproveita a redução do número de usuários no sistema para intensificar as obras de modernização em suas linhas. Haverá interdições em trechos das linhas 7-Rubi e 12-Safira.

O sistema Paese será acionado para que ônibus completem a viagem dos usuários nesses trechos. É necessário retirar senha na área interna das estações, antes de sair da área paga. Nas demais linhas, a operação será feita com maior intervalo. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá serviços nos equipamentos de via próximo a estação Luz.

Domingo: durante todo o dia, das 4h à meia-noite, a circulação de trens estará interrompida entre as estações Perus e Pirituba. Para o deslocamento dos usuários serão disponibilizados ônibus gratuitos.

Terça-feira: durante todo o dia, das 4h à meia-noite, os serviços prosseguirão entre estações Perus e Pirituba, mas sem a interrupção da circulação de trens.

Linha 7-Rubi - extensão Francisco Morato - Jundiaí:
Terça-feira: das 4h às 10h não haverá circulação de trens na extensão Francisco Morato-Jundiaí. Ônibus gratuitos percorrerão o trecho.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]:
Domingo: das 4h às 20h, os serviços estarão concentrados na substituição de equipamentos de infraestrutura entre as estações Sagrado Coração e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]:
Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea próximo a estação Santo Amaro.

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços se estenderão até a estação Socorro.

Terça-feira: das 4h à meia-noite haverá substituição de equipamentos de via entre as estações Morumbi e Granja Julieta.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]:
Sábado e domingo: das 18h do sábado à meia-noite do domingo, haverá trabalhos no sistema de rede aérea e nos equipamentos de infraestrutura próximo a estação Brás.

Segunda e terça-feiras: das 23h da segunda-feira às meia noite da terça-feira, os serviços iniciados no fim de semana se estenderão até a estação Guaianazes e serão realizadas obras no sistema de sinalização entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 11-Coral extensão Guaianazes - Estudantes:
Sábado e domingo: das 18h do sábado à meia-noite do domingo, serão implantados equipamentos de infraestrutura próximo à estação Suzano.

Terça-feira: das 4 às 18h, os trabalhos prosseguirão na região da estação Suzano.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado e domingo: das 18h do sábado à meia-noite do domingo, haverá trabalhos no sistema de rede aérea e na sinalização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart.

Terça-feira: das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as estações Brás e Engenheiro Goulart. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral até a estação Tatuapé. E, para seguir viagem, ônibus gratuitos farão o percurso até a estação Engenheiro Goulart. Também haverá intervenções entre as estações Itaim Paulista e Jardim Romano, mas sem a interrupção de circulação de trens.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.


CPTM