2 de julho de 2013

Campanha na internet pede que Metrô de SP funcione 24 horas

Campanha Metrô 24 horas já reúne mais de 90 mil assinaturas. Governo do estado diz que horário do Metrô não pode mudar.

Os paulistanos que dependem do transporte na madrugada estão pedindo pela internet que o Metrô funcione 24 horas na capital, como já acontece em Nova York.

Quem começou a campanha "Metrô 24 horas" foi o garçom Reinaldo da Silva, que estava cansado de esperar pelo ônibus para voltar para casa. Mas segundo governo do estado, o horário do Metrô não pode mudar.

Reinaldo mora em Guaianases, na Zona Leste, e sempre trabalhou em bares e restaurantes de Pinheiros, na Zona Oeste. Oito meses atrás, ele transformou a dificuldade em um movimento que já reúne mais de 90 mil assinaturas.

“Sempre trabalhei naquela região e na maioria das vezes eu saía do serviço 1 h, chegava em casa já amanhecendo o dia”, conta Reinaldo.

Noventa e oito linhas de ônibus funcionam na capital da meia-noite às 5h, mas para quem precisa de transporte considera as linhas insuficientes.

Hoje, o Metrô só funciona 24 horas em ocasiões especiais, como na Virada Cultural, por exemplo. O governo diz que o tempo livre da madrugada é usado para fazer manutenção nos trilhos e nos trens.

“Nós temos que fazer toda a questão da manutenção, da limpeza, dos testes de equipamentos de incêndio, e se não bastasse tudo isso, é justamente à noite também que nós treinamos os nossos novos operadores. Se nós tivermos que operar o Metrô 24 horas, o risco de uma péssima manutenção é muito grande”, explica o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Para ele, uma opção para a madrugada é colocar ônibus fazendo o trajeto do Metrô. “Criar linhas de ônibus, ou de micro-ônibus ou de vans que façam o percurso do Metrô da mesma forma que o Metrô estivesse funcionando se o Metrô estiver fechado. Isso nós podemos pensar, podemos discutir algo deste tipo”.

Fonte: Do G1 São Paulo

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).