27 de junho de 2013

Projeto de lei quer vagões de trem e metrô exclusivos para mulheres



O PL (Projeto de Lei) que obriga que trens, metrô e ônibus de São Paulo destinem vagões e assentos exclusivos para mulheres foi aprovado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 341/2005, de autoria do então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), obriga que as empresas tenham espaço somente para mulheres durante os horários de pico do transporte público.

Segundo o PL, no caso do Metrô e da CPTM, as empresas devem destinar um vagão inteiro para as mulheres. Para os ônibus, pode haver assentos específicos ou até mesmo, dependendo da linha e da disponibilidade de veículos, um coletivo específico para transporte feminino.

O projeto teve parecer favorável do deputado Gerson Bittencourt (PT), que apresentou duas emendas ao PL. Bittencourt alterou o período para adaptação das empresas de transporte, caso o PL entre em vigor, de 90 para 180 dias. Além disso, o deputado acrescentou ao texto que o espaço feminino nos trens e ônibus deve ser identificado.

Na justificativa do PL, Vinholi disse que muitas mulheres são assedias no transporte público e ficam indefesas por causa da superlotação dos horários de pico. A medida de destinar vagão específico para mulheres já existe em trens e Metrô do Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, ainda não há previsão de quando o PL será votado em plenário.


Fonte: 
R7

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo eu sendo homem acho isso uma boa em trens e em metrô, tem muitos homens que se aproveitam da mulheres por causa do aperto.
Mas acho que no ônibus "bancos destinados"! Acho que seria uma boa ideia
Já tem muito lugares para gestantes idosos ( lugares preferenciais) e como ei vejo em todos os dias, se tiver dois bancos o normal e o reservado, chega uma pessoa tem direito ao acento preferencial mas prefere o outro, e se vc esta cansado por passar o dia trabalhando em pé não pode sentar pq quando vc senta vem alguém e vc tem que levantar
acho que antes dessas medidas serem aplicadas deve haver um consentimento, para que com essa lei ninguém se sinta prejudicado.

joel disse...

deixo aqui minha indiguinaçao aos deputados e vereadores de sao paulo,eu como homem sinto vergonha de voceis sendo homens tambem, e depois se fala de igualdade entre homens e mulheres como se tudo que vemos sao benificios so paras as mulheres,eu como cidadao nao vou respitar essa lei que infrigem o direito de igualdade,e pesso a todos os homens que faça o mesmo nao vamos aceitar mais essa afronta contra nos deixo aqui meu mail.joelrdias75@gmail.com,vamos nos unir para combater essa discriminaçao contra os homens.

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205