ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de junho de 2013

Portas em plataforma de estação do Metrô estão há 3 anos sem funcionar

Portas da estação Vila Matilde do metrô nunca funcionaram. (Foto: Leonardo Neiva/G1)

Instalação foi interrompida em 2010 por problemas financeiros.
Segundo Metrô, empresa foi multada em 10% do valor do contrato.

Depois de três anos do início de sua instalação, as portas na plataforma da estação de Metrô Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha, ainda não começaram a funcionar. A previsão inicial para o início da operação era junho de 2010, mas o sistema nunca chegou a operar. Segundo o Metrô, o objetivo das portas é diminuir a possibilidade de acesso dos usuários à via e casos de suicídio.

Duas empresas foram contratadas por licitação para a instalação das portas em fevereiro de 2010. Uma delas começou a apresentar problemas financeiros, que provocaram a paralisação total dos serviços no início de 2011, de acordo com o Metrô.

Devido ao atraso na conclusão das obras, a empresa foi multada em 10% do valor total do contrato, que é de R$ 71.447.002,16 para a instalação de portas em um total de 12 estações da linha.

Durante todo o período de implantação das portas, os trens circulavam por uma única via entre as estações Penha e Guilhermina-Esperança das 22h do sábado até o final da operação de domingo. Durante esse tempo, os usuários do Metrô precisavam trocar duas vezes de composição no trecho.
O estudante de Economia Lucas Figueiredo, de 22 anos, conta que chegou a perder o horário para um concurso devido ao atraso do Metrô. “Saí de casa uma hora e meia antes de começar a prova e ainda assim não deu tempo de chegar. Devo ter atrasado mais de 20 minutos só nessa troca de trens”, disse.

De acordo com o Metrô, os trabalhos de instalação das portas foram retomados em 2012 e no momento estão em fase de testes. O sistema deve começar a funcionar no segundo semestre de 2013.

Outras estações

Os trabalhos de instalação das portas em outras 11 estações da Linha 3-Vermelha, prevista no contrato, devem ser iniciados apenas depois que o sistema estiver em plena operação na estação Vila Matilde. Elas devem ser instaladas ainda nas estações Artur Alvim, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Brás, Sé, Anhangabaú, República e Marechal Dedodoro.

As portas já estão em funcionamento em todas as estações da Linha 4-Amarela e nas estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente da Linha 2-Verde.

G1

Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM