ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de junho de 2013

Manifestantes organizam protesto contra aumento de tarifa em SP

Na segunda (3), pessoas já haviam protestado conta o reajuste
Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão Conteúdo
Evento é liderado pelo Movimento Passe Livre que pretende, a longo prazo, implantar tarifa zero

Uma manifestação contra o aumento das tarifas dos ônibus municipais de São Paulo, do Metrô e dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está marcada para as 17h desta quinta-feira (6) na capital. A concentração será em frente ao Teatro Municipal, próximo ao metrô Anhangabaú e do terminal Bandeira.

O evento é organizado pelo Movimento Passe Livre de São Paulo, que pretende reduzir o preço das passagens e, ao longo prazo, implantar a tarifa zero.

Segundo a página oficial da manifestação, o objetivo é reivindicar, além do aumento, o direito real do uso coletivo do transporte. "Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte", informa o site.

Ainda de acordo com o mvoimento, em 2010, cerca de 37 milhões de brasileiros deixaram de usar o ônibus diariamente por não ter dinheiro. "Não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade, pois dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos etc."

Outro protesto por parte da manifestação é sobre o investimento do poder público em grandes obras viárias que priorizam o veículo privado e não resolvem o problema do trânsito, enquanto as passagens dos coletivos sobem.

Na última segunda-feira (3), alguns manifestantes se reuniram na estrada do M’Boi Mirim, na zona sul da capital com o mesmo objetivo. A ação já fazia parte do evento que acontece no fim da tarde desta quinta.

O aumento

No último domingo (2) passou a virgorar o reajuste de 6,67% no valor das passagens dos ônibus municipais, do Metrô e dos trens da CPTM. O preço passou de R$ 3 para R$ 3,20. De acordo com a prefeitura, desde 2011 os valores não sofriam reajuste.

R7

Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM