Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de junho de 2013

Funcionários da CPTM decidem se entram em greve nesta terça-feira

Dois sindicatos ainda não aceitaram o aumento, mas companhia diz que reajuste já foi pago

Trabalhadores das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) devem decidir nesta terça-feira (4) se entrarão em greve.

Foi marcada para esta tarde uma audiência entre membros dos dois sindicatos que representam os funcionários e com a direção da companhia, no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Após a discussão, uma assembleia deve decidir se as atividades nas quatro linhas serão, ou não, paralisadas.

A CPTM informou que o reajuste já foi pago aos trabalhadores, uma vez que foi aceito por dois dos quatro sindicatos que os representam. Segundo a empresa, o salário, com o aumento, foi depositado no último dia 31.

Metrô

Os metroviários decidiram, na segunda-feira (3), aceitar a proposta oferecida pelo Metrô e suspenderam a greve, antes prevista para hoje.

Quanto ao reajuste salarial, a proposta da empresa é conceder 5,37% e mais 2,5% de índice de produtividade, totalizando 8%. Porém, a categoria reivindicava aumento real de 14,16%.

Já em relação à equiparação salarial, a empresa se comprometeu, até dezembro de 2013, a regularizar as situações pendentes, inclusive pagando as diferenças correspondentes em janeiro de 2014. Até o dia 22 de junho, o Metrô também prometeu uma relação dos salários, nomes e datas de admissão dos funcionários atingidos pelo nivelamento.

O Metrô também disse em reunião que a questão da progressão na carreira e diminuição de tempo de intervalo será analisada por meio de um estudo por área técnica e função. A empresa também ofereceu uma 13ª cota de vale alimentação para dezembro deste ano. Os metroviários ficaram de levar a proposta para a assembleia da categoria que será realizada na noite desta segunda-feira (3).

R7


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM