Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de junho de 2013

Construção da nova estação de trem em Suzano prejudica comércio

Mudança do portão de acesso faz cair movimento em algumas lojas. Demissão de funcionários foi a saída para manter as portas abertas.

A construção da nova estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Suzano , vem deixando os comerciantes de uma das principais ruas da cidade sem movimento.

A mudança do portão de acesso à estação fez cair muito a clientela de alguns comércios. A solução para não fechar as portas foi a demissão de funcionários.

Em horário de pico, a Avenida General Francisco Glicério, um das mais movimentadas do Centro, fica praticamente vazia. A situação das lojas também não é diferente. Segundo os comerciantes, o motivo para a queda no movimento de clientes é a troca do portão da estação. Antes ele ficava em frente à Avenida General Francisco Glicério, mas há quatro meses, por conta das obras da estação, o portão foi provisoriamente transferido para 200 metros à frente, na Rua Benjamin Constant. A construção da estação vai custar cerca de R$ 46 milhões.

Enquanto a nova estação não fica pronta, quem tem comércio nesse local enfrenta grande prejuízo. O comerciante Antônio Lenildo Belo tem uma lanchonete na avenida e já perdeu 50% da clientela. Ele afirma que de manhã os salgadinhos que eram todos vendidos, hoje se acumulam na prateleira. Nas últimas semanas, a situação ficou tão desesperadora que o comerciante teve que demitir seis dos onze funcionários para não fechar as portas. "A  despesa é alta, por isso tive que cortar muita coisa."

O primeiro prazo para entrega da obra foi no final de 2012. Em seguida passou para 2013. Em nota a CPTM afirma que a estação só vai ficar pronta em 2014. Dessa maneira, os comerciantes prejudicados com a queda nas vendas vão ter que improvisar.

A gerente de uma ótica, Vanessa Rodrigues de Souza, diz que o movimento caiu 60%. A alternativa para tentar aliviar o prejuízo foi fazer promoções. Mesmo assim, segundo ela, o retorno ainda não é o esperado. "Não sabemos o que fazer enquanto a estação não fica pronta. A gente tenta, faz promoção, divulga, mas estamos tristes porque as vendas caíram muito. Ficamos sem ter o que fazer."

Fonte: G1