18 de maio de 2013

Usuários não sabiam nada sobre o Cartão BOM na região do ABCD

Bilhete entrou em veiculação em Santo André e Rio Grande da Serra; passageiros criticam a divulgação

No primeiro dia em que os usuários da CPTM da região do ABCD puderam se utilizar do Cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) nas estações de Santo André e Rio Grande da Serra muitas dúvidas e transtorno. O BOM DIA esteve nesta sexta-feira à tarde na plataforma andreense e constatou que não havia divulgação da empreitada aos passageiros, motivo pelo qual muitos sequer sabiam que poderiam se utilizar do bilhete eletrônico. A maioria recebeu a informação pela reportagem.

“Tenho o BOM, mas uso o outro [Bilhete Único], pois meu trabalho me concede os dois [cartões]. Sei só agora que posso usar”, admite a especialista em atendimento, Tatiana Silva, que mora em São Bernardo e trabalha em São Paulo.

Outro que foi surpreendido pela novidade foi o Hilton Pedro. Morador de Guarulhos, o mecânico contador tem de realizar diariamente o trajeto pela Linha 10 para chegar ao trabalho no ABCD. “Não vi divulgação nenhuma, mas já vou testar”, revela o profissional, que paga três passagens para chegar ao trabalho.

Já para a aposentada Josefa Helena, que visita todas semanas seu neto morador de Santo André, o cartão será benéfico. “Venho do Jaraguá [São Paulo], tenho o BOM e não fui informada de que o cartão seria aceito. Para mim vai ser ótimo”.

As duas estações se juntam a de São Caetano,  onde o cartão metropolitano já é aceito. Já as demais plataformas em Mauá e Ribeirão Pires terão a implantação a partir de agosto.

CPTM afirma que processo exige adaptação

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou nesta sexta que a comunicação visual para divulgar a implantação do Cartão BOM nas estações de Santo André e Rio Grande da Serra será feita neste final de semana. O órgão reconhece que demanda tempo de adaptação e que não havia nenhum aviso nas duas plataformas da região.

“A CPTM informa que o processo é gradativo e a divulgação foi feita por meio de reportagens, redes sociais e sistema de som nas referidas estações”, disse a assessoria de imprensa, que não soube precisar a média de passageiros que se utilizaram do sistema no primeiro dia.

No entanto, a empresa estadual afirma que, de acordo com estudo realizado no primeiro quadrimestre de 2013, cerca de 355 mil usuários embarcam diariamente na composição, em uma das treze estações da Linha 10 Turquesa, levantamento que leva em consideração apenas os dias úteis (de segunda a sexta-feira). Dados serão contabilizados até o fim do mês para estabelecer a média diária com o BOM.

Já a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) enviou nota afirmando que a operação transcorreu sem problemas. A estimativa da empresa é de que aproximadamente 6.7 mil passageiros serão beneficiados, inicialmente, em toda linha. O órgão vai monitorar o movimento para que em poucos dias possa ter um balanço com a média de passageiros.

MAIS

Passageiro deve trocar bilhete por cartão
“Vou muito para Ribeirão Pires e São Caetano. Para mim vai ser bom. Não tenho o cartão, mas vou adquiri-lo”, Jean Lucas, técnico em mecatrônica.

Demanda prioritária é integração tarifária
Mesmo a implantação do Cartão BOM nos terminais da CPTM sendo a novidade do dia, o desconto nas passagens integradas com outros modais continua sendo a principal reivindicação dos usuários do sistema de transporte coletivo. Numa pesquisa rápida em frente a estação de trem em Santo André, de quinze usuários, doze reclamaram do preço das conduções ao ter que desembolsar dinheiro diariamente para duas ou três passagens.

Promessa não deve sair neste ano
Estado e Consórcio discutiram recentemente a previsão de conclusão dos estudos de viabilidade da integração tarifária para o mês de julho. Porém, a redução da passagem integrada com outros modais não tem previsão para sair do papel. O entrave é referente aos diferentes custos da tarifa  no ônibus, trem e metrô.

Rede Bom Dia
FÁBIO SALES / SANTO ANDRÉ
fabio.sales@abcdbomdia.com.br
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Luc disse...

em quanto isso franco da rocha Francisco morató perus que São estações de grande movimento na linha 7 nem cheiro de integração com o bom acho interessante esse método do governo de escolher onde fazer melhorias continuamos esperando uma revolução assim como nas linhas do expresso Leste e Itapevi

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205