Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de maio de 2013

Sindicato decide greve no Metrô de SP e marca assembleia para segunda

Paralisação tem início previsto para 0h da próxima terça-feira (28).
Categoria voltará a se reunir na noite da segunda-feira (27).

Os metroviários de São Paulo decidiram, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (22), entrar em greve a partir da 0h da próxima terça-feira (28). No entanto, a categoria voltará a se reunir na véspera, na noite de segunda-feira (27), para tomar uma decisão definitiva sobre uma possível paralisação.

A categoria reivindica aumento real de 14,16%, reposição salarial de 7,30%, aumento no vale alimentação para R$ 382,71 e mais participação nos resultados. A assembleia aconteceu na sede do sindicato, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.

Na manhã de quarta-feira (22), houve uma reunião dos representantes do sindicato com o Metrô, mas não houve acordo. A proposta de reajuste apresentada pela empresa teria sido de 5,37% para os salários, vale refeição, vale alimentação, auxílio-creche e para o adicional dos motoristas.

Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do Sindicato dos Metroviários, afirmou que, mesmo em caso de decretação da greve, “não haverá surpresas para a população e para a imprensa”. De acordo com o sindicalista, os metroviários só deverão trabalhar a partir da data do início da greve se o Metrô concordar em liberar as catracas. A Linha 4 (Amarela), administrada por uma concessionária, não deverá ser atingida pela paralisação.

Por meio de nota, o Metrô informou, antes da decisão dos metroviários, “que está empenhando todos os esforços para chegar a um acordo com o Sindicato dos Metroviários que evite prejuízos aos 4,6 milhões de usuários do Metrô e à população de São Paulo”.

Segundo a empresa, já foram realizadas cinco reuniões com o sindicato para ouvir as sugestões e reivindicações da categoria. “Em 2012, o Metrô concedeu 6,17% de reajuste à categoria e, no ano anterior, 8%”, completa a nota.

G1

Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM