Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de maio de 2013

Metrô de SP realiza operação para evitar tumulto em horários de pico

Mais de 4,5 milhões de pessoas circulam pelos trens por dia.
Funcionários dizem que superlotação é o grande problema.

Para evitar tumultos nos horários de pico no Metrô de São Paulo, dezenas de funcionários e agentes de segurança são remanejados diariamente para a chamada Operação Plataforma. De 2010 a 2012, o número de passageiros no Metrô cresceu 70%. Hoje, mais de 4,5 milhões de pessoas circulam por dia pelos trens.
“Gostaria que fosse mais tranquilo, que a pessoa fosse numa situação mais confortável, mas como o sistema está cheio até às 9h, a gente faz o que pode. Tento conscientizar o pessoal a não embarcar, aguardar o próximo, mas, às vezes, não obtenho sucesso o pessoal tenta embarcar”, conta o funcionário Ilton Felisberto.

A superlotação nos horários de pico é o maior problema, segundo o agente de segurança Isaías Veríssimo. “Acho que o maior problema que nós enfrentamos hoje é a superlotação e a gente procura, na medida do possível, orientar o usuário para ele ter o melhor fluxo dentro do sistema por mais difícil que pareça ser”.
São Paulo tem hoje 74 km de metrô para transportar 4,5 milhões de passageiros. São 62 mil passageiros por quilômetro. Em 2014, a previsão é que a malha suba para 101 km.

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, tem 3.369 km de metrô e transporta 14 mil passageiros por quilômetro.  Já a Cidade do México tem 201 km e transporta 20 mil passageiros e Santiago do Chile tem 103 km e transporta 24 mil passageiros por quilômetro.

G1

Assista o vídeo