23 de maio de 2013

CAF apresenta duas propostas para 65 trens da CPTM

 Trem da CPTM na fábrica em Hortolândia 
A licitação para compra de 65 trens para a CPTM ganhou mais um capítulo na última segunda-feira (20/05). Desta vez, as propostas foram entregues, mas não foram abertas. A CAF Brasil e a Alstom conseguiram na justiça o direito de entregar duas propostas na licitação, uma como concorrente nacional e outra como estrangeiro. A CAF apresentou suas duas propostas na sessão pública, mas a Alstom não apresentou nenhuma.

Agora, a CPTM está recorrendo na Justiça para derrubar a liminar concedida às empresas, mantendo as regras estabelecidas pelo edital. Por conta disso, as propostas entregues não foram abertas e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o aviso da data que será marcada para a abertura dos envelopes. Foram entregues propostas pela CAF Brasil, CNR e o consórcio Hyundai Rotem-Iesa.

A licitação para a compra dos 65 trens da CPTM está em andamento desde agosto do ano passado, com diversos adiamentos e mudança de licitação nacional para internacional. A alteração aconteceu após a entrega de uma única proposta, em 7 de dezembro, pelo consórcio Frota CPTM, composto pela CAF Brasil Indústria e Comércio e Alstom Brasil Energia e Transporte. A proposta era com valor acima do estimado e foi desclassificada.  O valor da proposta não foi informado, mas a Revista Ferroviária apurou que foi em torno de R$ 4,2 milhões por carro.

Em nota, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que “na intenção de obter a maior vantagem de preço e o melhor uso do dinheiro público, a CPTM alterou a modalidade da licitação para internacional, com atualização de preços”. A companhia destaca que no novo edital foram “mantidas vantagens visando atrair as empresas nacionais” como a  margem limite de  20% de preferência para o produto nacional; exigência de pagamento no Brasil e em moeda nacional; exigência de o fornecedor arcar com todas as despesas alfandegárias, desembaraço aduaneiro, seguro de transporte e frete, entregando o trem na oficina da CPTM, localizada em Presidente Altino (Osasco).

A CPTM explicou ainda que a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que é a compradora dos trens, é beneficiária da imunidade recíproca e, dessa forma, as importações por ela realizadas estão dispensadas do pagamento do Imposto de Importação e do PIS/COFINS.  Em contrapartida, a licitação prevê que todas as despesas alfandegárias, desembaraço aduaneiro e decorrentes da importação ficam a cargo da empresa estrangeira, caso ela vença a licitação.  “É justamente o benefício da imunidade recíproca, prevista na Lei, que está sendo  usado indevidamente por algumas empresas nacionais para difundir a falsa impressão de que a licitação está sendo direcionada para beneficiar as empresas estrangeiras”, esclarece a nota.

Por conta da situação, a licitação para a compra dos trens deve atrasar. A expectativa da CPTM é que nos próximos dias possa anunciar o vencedor da concorrência, que terá o prazo de 18 meses, a contar da data da ordem de serviço, para entregar o primeiro trem.

Revista Ferroviária
Foto: Trem da CPTM na fábrica em Hortolandia


Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205