Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de abril de 2013

Obras de modernização alteram intervalos da CPTM no fim de semana


No próximo fim de semana, dias 6 e 7 de abril, a CPTM dará continuidade às obras de modernização do sistema. Por conta disso, a circulação de trens ficará interrompida nas Linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 12-Safira [Brás - Calmon Viana], durante todo o domingo. Nas demais linhas, a operação será feita com maior intervalo.

A Linha 7-Rubi ficará interditada entre as estações Luz e Perus. O PAESE [Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência] será acionado. Os ônibus gratuitos vão ligar a estação Palmeiras-Barra Funda às estações Pirituba e Perus. Para a ligação entre a região central de São Paulo e a Barra Funda, os usuários poderão utilizar os trens da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi] ou da Linha 3-Vermelha do Metrô. Entre Perus e Jundiaí, a circulação ocorrerá com intervalo maior.

Na Linha 12-Safira, os trens não operam em toda a extensão, de Brás a Calmon Viana. Os ônibus do PAESE farão três trajetos diferentes, todos com saída da estação Itaim Paulista: um ligando à estação Poá da Linha 11-Coral, passando pela estação Itaquaquecetuba, outro indo até a estação Guaianazes, também na Linha 11, e um terceiro com destino ao Tatuapé, fazendo parada em São Miguel Paulista. Para acesso às estações Brás e Calmon Viana, os usuários deverão fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Em ambos os casos, será necessário retirar uma senha na área interna das estações para ter acesso aos coletivos. Confira a programação das obras que vão alterar a operação nas demais linhas:

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, do início da operação comercial até as 20h, haverá obras no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens e na via permanente entre as estações Barueri e Jandira.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: das 18h de sábado até o final da operação comercial de domingo, as equipes de manutenção vão atuar no sistema de alimentação elétrica dos trens entre Santo Amaro e Socorro.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]: no domingo, das 8h às 17h, haverá substituição de equipamentos de via permanente entre São Caetano e Prefeito Saladino.

Linha 11-Coral Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: das 18h de sábado até o encerramento da operação comercial, serão instalados equipamentos de infraestrutura entre Corinthians-Itaquera e Guaianazes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: no sábado, das 18h até o final da operação comercial, haverá obras para segregação dos trens de carga da operadora MRS Logística na região de Aracaré.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.