ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de abril de 2013

Obras alteram a circulação de trens da CPTM neste fim de semana [27 e 28 de abril]

A CPTM dará continuidade às obras de modernização de seu sistema, nesse final de semana, 27 e 28 de abril.

No domingo, as linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 12-Safira [Brás - Calmon Viana] terão a circulação interrompida. Para atender os usuários será acionado o Paese, com ônibus gratuitos percorrendo os trechos afetados. Para a utilização do serviço, será necessário retirar senha na área interna das estações.

Na Linha 7-Rubi, os trens não operam entre Luz e Perus. Os ônibus farão o percurso entre as estações Palmeiras-Barra Funda, Pirituba e Perus. Para a ligação entre a região da Barra Funda e o Centro de São Paulo, será necessário utilizar a Linha 8-Diamante ou o Metrô. Entre Perus e Jundiaí, a operação ocorrerá com maior intervalo e sem a necessidade de transferência em Francisco Morato.

Já na Linha 12-Safira, a interdição será em todo o trecho, de Brás a Calmon Viana. Os coletivos do Paese farão três trajetos diferentes, todos com saída da estação Itaim Paulista:
- um ligando à estação Poá da Linha 11-Coral, passando pela estação Itaquaquecetuba;
- outro indo até a estação Guaianazes, também na Linha 11;
- e um terceiro com destino ao Tatuapé, fazendo parada em São Miguel Paulista.

Para acesso às estações Brás e Calmon Viana, os usuários deverão fazer a transferência para os trens da Linha 11. Confira a programação completa das linhas que vão operar com intervalo maior:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: no sábado, das 18h até o encerramento da operação comercial, haverá trabalhos nos equipamentos de via na região da estação Jaraguá.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, das 4h até 20h, as equipes de manutenção vão atuar na rede aérea entre Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração, impactando a circulação somente entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: no sábado, das 18h até a meia-noite de domingo, serão realizadas intervenções no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Pinheiros e Berrini.

Linha 11-Coral Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: no sábado, das 18h até o final da operação comercial, serão implantados equipamentos de via entre Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: no domingo, das 18h até a meia-noite, a circulação será afetada por conta das obras de reconstrução da estação Suzano.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.