6 de abril de 2013

Diretor da CPTM diz que é difícil no momento falar sobre causas de pane

Estação Francisco Morato

O diretor de engenharia da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disse neste sábado (6) que ainda é cedo para falar sobre as causas do princípio de incêndio que, entre as 13h e as 17h30 paralisou totalmente cinco linhas e deixou uma sexta parcialmente paralisada.

As causas do incêndio serão apuradas por uma comissão ou sindicância interna. A polícia fez perícia e fotografou o local do incêndio.

"É difícil neste momento fazer qualquer ilação, se o problema é do equipamento, idade do equipamento, manutenção ou qualquer coisa desse tipo", afirmou.

Bissacot afirmou que o acidente foi singular. "Desconheço no passado recente qualquer situação onde houvesse uma paralisação de todas as linhas por conta do sistema de controle. O Centro de Controle é um sistema que tem muita redundância, muitas facilidades e alternativas de operação. Essa foi uma ocorrência que eu acho singular, porque em outras ocorrências, sistemas de back-up resolveram o problema. Desta vez houve uma singularidade", afirmou.

Segundo Bissacot, o Centro de Controle de Operações (CCO) é um sistema vital para operação de todas as linhas da CPTM e funciona em um prédio anexo à estação Brás, na região central da cidade.
A CPTM tem 127 trens que circulam por 260 km, divididos em seis linhas e 89 estações. Aos sábados, transporta 390 mil  passageiros no horário afetado pela pane.

Segundo o relato do executivo, por volta das 12h30,  no andar térreo, um princípio de incêndio atingiu dois armários de “no-break”, equipamentos para evitar o corte de energia, e baterias que dão suporte ao sistema de iluminação do prédio.  O incêndio gerou muita fumaça e o Corpo de Bombeiros foi chamado.

Alertados sobre o incidente na sala próxima, técnicos do CCO orientaram os maquinistas a parar nas estações para que os passageiros pudessem descer.  Por volta das 13h, todo o sistema foi paralisado. As estações foram fechadas e o sistema Paese, que prevê oferta de transporte por ônibus, acionado.

Segundo Bissacot, o Corpo de Bombeiros evacuou o prédio e equipamentos foram desligados em cumprimento de normas de segurança. Depois que o prédio foi liberado pelos bombeiros, os funcionários da manutenção iniciaram o trabalho para restabelecer o sistema.

G1
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Guimaraes disse...

teste

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205