21 de março de 2013

Expresso ABC sem data para sair do papel

Secretário evita prazos e aponta burocracia, como liberação do solo e licitações, para  atraso; governo analisa interligação com outras regiões

O Expresso ABC, projeto que irá dispor de cinco vias (duas que atenderão a linha 10-Turquesa da CPTM, duas para o Expresso e uma para a carga) ainda não tem data para sair do papel. O cronograma de entrega, previsto para 2015, não foi confirmado pelo titular da pasta de Transportes Metropolitanos.

“Não é que as obras atrasam. É que a gente não consegue dar prazo. Quanto tempo que leva para sair uma licitação?”, questionou Jurandir Fernandes. “Mas as coisas estão andando”, garante. Burocracia como a liberação do uso do solo tem atrasado o processo. “Tem áreas que são do governo federal. Há áreas que pertencem à CPTM. Existem avanços, mas algumas delas estão morosas”, frisa.

Outra questão que demandará tempo é a análise da MIP (Manifestação de Interesse público), proposto pelo banco BTG Pactual e pela Estação da Luz Participações. “A proposta trata da interligação das regiões metropolitanas de SP, Campinas e Baixada Santista, além de Sorocaba e São José dos Campos. A proposta absorve o Expresso ABC e Jundiaí. À medida que sair a PPP (Parceria Público Privada) destes dois projetos vem as contrapartidas”.

Além disso, todas as estações da linha 10  serão remodeladas por dois motivos: adaptação às regras de acessibilidade e a inclusão de mais uma via. Três delas  já estão com o projeto executivo para contratações de obras: Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Guapituba.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br



Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).