Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de fevereiro de 2013

Em Perus, Maria-Fumaça centenária oferece passeio turístico

Inaugurada em 1914, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora liga Perus, na Zona Norte, ao município de Cajamar, na Grande São Paulo. A concessão para construção da ferrovia foi dada em 1910, com o objetivo de transportar romeiros até o Santuário de Pirapora do Bom Jesus, mas a linha nunca chegou ao seu destino.

São 15 quilômetros de via tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Em 2011, oito quilômetros (ida e volta) foram reativados com objetivo de atrair turistas para o bairro, tornando-se uma boa opção para quem tem curiosidade em passear de maria-fumaça. O percurso leva uma hora entre ida e volta.

No final do trajeto encontra-se o Eco Museu Ferroviário, um espaço a céu aberto, que reúne mais de 130 peças, entre vagões, vagonetas, locomotivas do início do século passado e outros pequenos objetos que ajudam a contar parte da história das ferrovias paulistas. As belezas da paisagem ajudam a tornar o passeio muito agradável e uma ótima oportunidade para o contato com a natureza.

Aos domingos você pode fazer um passeio pelo tempo, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora voltou a funcionar num pequeno trecho, as saídas aos domingos começam às 10 horas e a valente Maria Fumaça cumpre seu papel muito bem. Uma das estações de embarque/desembarque fica na ligação Perus-Anhanguera, é a primeira entrada a direita (estrada de  terra) depois do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, entrada da Pedrix, passe a portaria da emprêsa e siga em frente até chegar em um pequeno estacionamento. Pronto, sua viagem ao passado vai começar.

O Instituto que cuida do patrimônio da ferrovia cobra R$ 10,00  para adultos e R$ 5,00 crianças de 5 até 15 anos e idosos.  Informações podem ser obtidas pelos telefone: 11-2885 2837.

Visite o perfil dos organizadores https://www.facebook.com/ferrovia.peruspirapora?fref=ts

Por: Diário da CPTM

CONFIRA FOTOS DO LOCAL