Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de novembro de 2012

Sistema de Monotrilho INNOVA 300 para a Linha 15-Prata do Metrô SP

Maquete do Monotrilho INNOVA 300 da Linha 15-Prata 

A Bombardier, membro do Consórcio Expresso Monotrilho Leste foi contratada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP) para projetar, fornecer e instalar o sistema de monotrilho INNOVIA Monotrilho 300, numa Linha com 24 quilômetros de extensão, em São Paulo.

A nova Linha 15-Prata irá conectar de Vila Prudente em São Paulo com a Cidade Tiradentes, terá uma nova capacidade inicial de transportar de 40.000 passageiros por hora, por direção (pphpd)  e uma capacidade final de 48.000 pphpd quando completamente equipada.

Atualmente, o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes leva mais de duas horas, o novo sistema de INNOVIA Monotrilho 300 reduzirá o tempo desse trajeto para aproximadamente 50 minutos, beneficiando meio milhão de usuários por dia.

A Bombardier projetará e fornecerá os elementos  eletro-mecânicos para os 24km e 17 estações da Linha. incluindo 54 trens de 7 carros (num total de 378 carros), equipados com tecnologia de controle automático de trens Bombardier Cityflo 650 para operação automática sem condutor, e também será responsável pelo gerenciamento do projeto, integração e engenharia de sistemas, testes e colocação em serviço dos novos trens e sinalização, Os trens da Bombardier em Hortolândia, inaugurada em Abril de 2012. O sistema será concluído em 2016.

O Consórcio Expresso Monotrilho Leste é liderado pela construtora Queiroz Galvão e tem como membros a construtora OAS e a Bombardier como fornecedora da componente eletro-mecânica.

A Queiroz Galvão, principal empreiteira, gerenciará todas as obras civis para o sistema INNOVIA Monotrilho 300, inclusive a construção da Linha.

Diário da CPTM