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30 de novembro de 2012

Governo aprova PPP para implantar trem entre o Vale e a capital paulista


Via faz parte de projeto que vai ligar São Paulo a outras regiões do Estado. Trem metropolitano não concorre com o TAV, diz vice-governador.

O governo de São Paulo aprovou nesta terça-feira (27) uma Parceria Público Privada (PPP) para a construção de uma linha de trem metropolitano interligando a capital paulista à região do Vale do Paraíba. O empreendimento faz parte do projeto 'Trem Regional', que vai ligar a cidade de São Paulo às regiões metropolitanas.

A PPP está estimada em R$ 20 bilhões e prevê a construção de 432 quilômetros de linhas férreas no Estado de São Paulo. A ideia é que o governo invista R$ 6 bilhões e a iniciativa privada arque com o restante do valor. A empresa que executar o projeto deve explorar o sistema por 35 anos antes de repassar ao governo.

Na região do Vale do Paraíba, o trem deve sair de Pindamonhangaba ou Taubaté e ter paradas também em São José dos Campos e Jacareí antes de chegar à estação Água Branca, no centro de São Paulo. "Em Pindamonhangaba, por exemplo, tem um entroncamento ferroviário e há a possibilidade dessa rede se integrar com a turística, que leva até a Serra da Mantiqueira. Isso pode também aumentar o fluxo de turistas em cidades como Campos do Jordão", explicou o vice-governador Guilherme Afif Domingos ao G1.

A partir da aprovação da PPP, as empresas interessadas podem começar a apresentar propostas para desenvolver o projeto que será todo integrado. Depois disso, o governo escolhe uma ou mais propostas para formatar um único projeto e, após colocar em discussão pública, se inicia o procedimento de licitação.

A previsão é que as obras tenham início em 2014 e os primeiros trens comecem a operar em 2016. O trem interligando a região do Vale do Paraíba a São Paulo deve ficar pronta apenas em 2020, sendo que as obras começariam em 2017.

"É a região de menor demanda no projeto, de cerca 18 mil passageiros por dia. Vamos fazer o de maior demanda primeiro, pois isso já diminui o trânsito nas estradas. Com isso, o ABC será o primeiro a ser beneficiado, com demanda de cerca 330 mil pessoas por dia. Nossa ideia é migrar o transporte do pneu para o trilho", disse Afif.

Trem Metropolitano x TAV
A implantação do trem metropolitano interligando o Vale do Paraíba à capital paulista não vai concorrer com o Trem de Alta Velocidade (TAV), planejado pelo governo federal e que deve ligar Campinas ao Rio de Janeiro.

"São propostas diferentes. O TAV pede que se tenham poucas paradas, pois é um veículo que chega a 360 quilômetros por hora. Já o trem metropolitano liga as cidades e tira carros das estradas, que hoje estão saturadas. Os dois projetos conversam entre si", explicou.

Mobilidade Urbana
Com o trem metropolitano, o governo paulista estima que a viagem entre São José dos Campos ao centro de São Paulo, por exemplo, seja de apenas 45 minutos. O veículo pode chegar a 160 quilômetros por hora.

O empreendimento visa melhorar a mobilidade entre as eixos considerados importantes no Estado. "A vantagem do projeto é que ele otimiza as vias existentes. A Dutra e a Carvalho Pinto, por exemplo, estão saturadas em determinados trechos. Além disso, o projeto tem um número muito baixo de desapropriação, já que basicamente fará outra linha férrea ao lado da que já existe e hoje transporta carga apenas", afirmou.

O valor da passagem para o trajeto entre São José e São Paulo está previsto para R$ 15, mas os trechos menores, entre as cidades, deve ter cobrança proporcional à distância percorrida.

Por Carlos Santos

Fonte: Do G1 Vale do Paraíba e Região