Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de novembro de 2012

Estudos para implantação do metrô são iniciados em Taboão da Serra


Matéria Liah Marques

Técnicos responsáveis pela Linha 4 – Amarela – do Metrô estiveram em  Taboão da Serra, na última terça-feira, dia 30, para discutir e apresentar os estudos para a implantação de uma estação do metrô na cidade. Luis Francisco de Rezende, engenheiro responsável pelo planejamento de obra, diz que a fase de estudos é a mais importante. “É a partir dela que estabelecemos parcerias, permitindo discutir ideias e ouvir a população através das audiências públicas”.

Durante a visita, os técnicos examinaram o Plano Diretor do município, que é o levantamento dos patrimônios históricos e o estudo da demanda para identificar melhor a rota de uso e solo. O projeto consiste em uma estação entre o Pátio Vila Sônia (que tem sua entrega prevista para 2015) e Taboão (com previsão de entrega para 2018). A estação São Paulo Morumbi tem entrega prevista para 2014.

Início dos projetos
Em maio de 2012 Jurandir Fernandes, Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, havia anunciado a expansão da Linha 4 até Taboão da Serra durante uma visita feita ao pátio de manobras do Metrô na Vila Sônia. Na época, o Governo do Estado garantiu que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a análise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.


A tendência é que as demais estações da Linha 4 sigam o padrão da estação Paulista, que possui esteiras que facilitam a movimentação dos passageiros. Portas de vidros que contribuem para a segurança dos passageiros são outro padrão das estações. É previsto pontos de conexão de internet sem fio (wi-fi) em todas as estações da Linha Amarela.

http://www.otaboanense.com.br