Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de novembro de 2012

Especial Feriadão: Obras de modernização altera operação da CPTM


Em razão do feriado prolongado, entre os dias 15 e 20 de novembro, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização que vem realizando em suas linhas. De quinta a terça-feira, serão realizadas intervenções de grande porte em diferentes linhas, as quais impactarão os intervalos entre trens, conforme detalhamento abaixo.

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: na quinta-feira, das 8h às 22h, serão substituídos componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens entre Caieiras e Perus.

No domingo, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus ficará fechado. Os usuários deverão utilizar os trens da Linha 7, entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, para fazerem a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no sábado, das 20h até o fim da operação comercial, haverá substituição de componentes do sistema de vias no trecho entre Domingos de Moraes e Osasco.

Das 8h de domingo até a meia-noite de segunda-feira, serão substituídos os componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Presidente Altino e Osasco. Por causa dessa intervenção, os trens da Linha 9 vão operar entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Portanto, não vão atender a estação Osasco.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: na quinta-feira e no domingo, das 4h à meia-noite, o trecho entre as estações Berrini e Morumbi ficará fechado. Para atender aos usuários, a CPTM implantará o Paese com ônibus gratuitos para fazerem a conexão no trecho afetado.

No sábado [17], das 20h até meia-noite, serão efetuados serviços nos equipamentos do sistema de alimentação elétrica dos trens [rede áerea], entre Granja Julieta e Vila Olímpia.

Vale ressaltar que por conta das intervenções na região da estação Osasco, na Linha 8, os trens da Linha 9 vão operar entre Presidente Altino e Grajaú, portanto, sem atenderem a estação Osasco, das 8h de domingo à meia-noite de segunda-feira.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: na quinta-feira, das 4h às 16h, serão substituídos equipamentos de via entre as estações Guaianazes e Corinthians-Itaquera.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: na quinta-feira, durante toda a operação comercial, haverá intervenções no sistema de alimentação elétrica dos trens entre Calmon Viana e Jundiapeba. Os trabalhos serão retomados no domingo, das 4h à meia-noite.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: na quinta-feira, das 4h à meia-noite, os trens vão circular por via única, entre Comendador Ermelino e Itaim Paulista.

No sábado, das 18h até o fim da operação comercial, os trens não vão atender a estação Brás, operando entre Calmon Viana e Tatuapé. A interrupção do mesmo trecho voltará a acontecer no domingo, das 4h à meia-noite. Para chegar à estação Brás, os usuários deverão fazer a transferência para os trens da Linha 11, na estação Tatuapé.

Das 18h de sábado até a meia-noite de domingo, a circulação de trens será realizada por via única entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré e entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista.

Informação aos Usuários: para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura, que estão sendo realizadas nas seis linhas, permitirão que os 105 novos trens, que já estão sendo incorporados à frota, tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.
Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM