Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de outubro de 2012

Falha em freio de trem causa fumaça na Linha 3-Vermelha do Metrô de SP


Fumaça na Estação República (Foto: Devanir Amâncio/ONG Educa São Paulo)

Homem precisou de atendimento médico na Estação República.
Passageiros usaram roupas para não inalar fumaça.

Uma falha no sistema de freios de um trem afetou a circulação de composições na Linha 3-Vermelha do Metrô, no sentido Corinthians-Itaquera, na manhã desta terça-feira (16), em São Paulo. O problema fez com que fumaça invadisse plataformas e áreas de embarque de estações no trecho.

Segundo o Metrô, o freio de um trem ficou travado na Estação Marechal Deodoro às 10h22. Na continuidade da viagem, o atrito entre o freio preso e a roda do trem acabou provocando fumaça. Na estação República, às 10h35, a composição foi esvaziada, retirada de circulação e entregue para manutenção.

Na estação Marechal Deodoro, funcionários informavam que chegou a ocorrer um "princípio de incêndio" na cabine do primeiro vagão de um trem que seguia no sentido Barra Funda. A fumaça na Marechal Deodoro chegou a ocupar espaços na área de embarque e nas plataformas.

Passageiros relataram ao G1 que houve retenção de usuários na região das catracas na estação Marechal.
Mesmo após a liberação da linha, uma das composições chegou a ficar parada por sete minutos no túnel entre a Santa Cecília e República. Sob reclamações de passageiros por causa da fumaça que invadia a composição, o sistema de som avisou que o trem permaneceu parado para aguardar movimentação de trem que apresentava problema nos freios.

Passageiros tamparam parte do rosto para evitar inalação de fumação na Linha 3 (Foto: Devanir Amâncio/ONG Educa São Paulo)

Após o incidente, na Estação República, onde também houve fumaça, um passageiro que afirmou ter problemas cardíacos precisou de atendimento médico. Ele foi encaminhado por funcionários do Metrô ao pronto-socorro da Santa Casa. Outra pessoas deixaram as composições protegendo o nariz com roupas para evitar a inalação da fumaça

G1