Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de julho de 2012

Em SP, desafio é levar torcedores de Guarulhos ao centro e de lá para Itaquera


São Paulo, sede da abertura em 2014, enfrenta problemas com os órgãos fiscalizadores para tocar o Monotrilho do Morumbi, única obra planejada para 2014.

Única obra de São Paulo incluída no PAC da Copa, o Monotrilho Linha 17 - Ouro não ficará pronto a tempo para o Mundial de 2014. Projetada originalmente para ligar o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi, na zona oeste da cidade, o sistema de transporte é questionado por moradores das áreas impactadas e pelos órgãos de controle (Tribunal de Contas e Ministério Público). O projeto está sendo desenvolvido pelo Consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, e a malasiana Scomi.

Em março de 2012, o governador Geraldo Alckmin autorizou o início das obras, mas em junho, os ministérios públicos Federal e Estadual recomendaram a anulação do processo licitatório. Segundo o MP, as concorrências relativas a projeto, fabricação, fornecimento e implantação do sistema precisam ser feitas com projeto básico adequado. A Caixa Econômica Federal também recebeu a indicação para suspender o financiamento de R$ 1,082 bilhão.

O monotrilho, segundo a proposta do governo de São Paulo, terá 7,7 km, com oito estações e mais seis estações até 2016. O sistema ligará a estação São Paulo-Morumbi da linha 4-Amarela à linha 1-Azul do Metrô, passando pela linha 9 de trens urbanos da CPTM. O último trecho, sem prazo, fará a ligação entre o aeroporto e a estação Jabaquara da linha 1-Azul. O custo total do projeto é estimado em R$ 3,2 bilhões, sendo que R$ 600 milhões virão da prefeitura paulistana.

Itaquera e Cumbica
Com a mudança do estádio da Copa de 2014 para Itaquera, as atenções se voltaram para as obras de modernização da linha Vermelha do metrô e dos trens da CPTM, que fazem a ligação entre o centro e a zona leste da cidade, área de maior demanda de transporte na capital paulista. Hoje, tanto os trens do metrô, como os dos trens urbanos, circulam lotados, com grandes dificuldade de embarque.

A capital paulista também enfrentará o desafio de transportar milhares de torcedores e jornalistas do distante aeroporto de Cumbica aos hotéis e local dos jogos, já que a esperada ligação ferroviária entre o centro e o terminal aeroviário não será realizada até a Copa. Os novos planos prevêem um corredor de ônibus entre o aeroporto e a estação Tucuruvi do metrô, na zona norte de São Paulo.

Ainda até 2014, a cidade de São Paulo terá pelo menos mais quatro estações da linha 4-Amarela operando, exatamente na região do antigo estádio da Copa, o Morumbi. Além disso, um trecho da linha 5 - Lilás do Metrô deverá estar concluído, facilitando a ligação entre a zona sul e oeste com o centro da cidade.

Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de julho de 2012  |  Fonte: Mobilize Brasil