Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de julho de 2012

CPTM altera operação durante o feriado prolongado


Neste fim de semana prolongado, entre sábado e segunda-feira, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização que vem realizando nas seis linhas. As linhas 11-Coral e 12-Safira terão intervenções maiores, conforme detalhamento abaixo:

Linha 11-Coral [Luz - Estudantes]: das 4h de domingo [8] até o final da operação comercial de segunda-feira [9], os trens do Expresso Leste circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Para chegar ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, gratuitamente, por meio da operação Paese.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: no sábado [7], a partir das 18h, os trens vão circular entre as estações Tatuapé e Calmon Viana. A opção para chegar à estação Brás será a transferência para a Linha 11-Coral. A partir das 4h de domingo [8] até o fim da operação comercial de segunda-feira [9], a Linha 12 também vai operar entre Tatuapé e Calmon Viana, mas como o Expresso Leste vai circular somente até o Tatuapé, será adotado Paese com o Metrô, com integração gratuita na estação Tatuapé.

Obras de Modernização: desde o dia 24/6, a CPTM está promovendo uma intervenção de grande porte na via férrea, na região da estação Brás, o que vem alterando a circulação dos trens que atendem a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]. As obras compreendem a implantação de novos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, substituição de trilhos, dormentes e brita, serviços de terraplanagem, além da fixação de novas estruturas para a rede aérea. Esses serviços são necessários para o sistema adquirir mais agilidade.

Informação aos Usuários. Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de AP [avisos sonoros] emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Confira as intervenções nas demais linhas:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: das 18h de sábado [7] até o fim da operação comercial do domingo [8], as composições circularão com intervalo maior, por conta de obras na passagem em nível da estação Água Branca.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: domingo [8] e segunda-feira [9], durante a operação comercial, o trecho entre as estações Júlio Prestes e Presidente Altino estará fechado. A circulação ocorrerá entre as estações Presidente Altino e Itapevi. Para atender aos usuários, a CPTM acionará o Paese com ônibus gratuitos entre as estações Lapa e Ceasa.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: das 4h de sábado [7] até o fim da operação comercial de segunda-feira [9], a Linha 9 vai operar entre as estações Grajaú e Presidente Altino, uma vez que haverá obras na estação Osasco restritas ao trecho que pertence a própria L9. Em razão da implantação de equipamentos de sistemas de energia, os trens circularão por via única entre as estações Granja Julieta e Jurubatuba.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM