Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de julho de 2012

Complexo de Manutenção de Trens será implantado em Presidente Altino

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciaram nesta quinta-feira, 26, investimentos da ordem de R$ 165 milhões para implantação de um complexo de manutenção de Presidente Altino, na CPTM. 


O novo empreendimento faz parte do programa de modernização da Companhia, que em maio completou 20 anos, e destina-se à realização da manutenção da frota de trens. Ao todo, serão 30 mil m² de edificações, área equivalente a quatro campos de futebol.


O complexo abrigará oficina de revisão geral e reforma de trens; laboratório eletrônico; área para armazenamento de materiais e resíduos industriais, além de área de suporte para empregados [vestiários, refeitório e sanitários].


O processo de licitação foi concluído e as empresas contratadas por meio de consórcio são: Trail, Tiisa e Cosbem, que deverão construir e fornecer todos os equipamentos necessários.


O principal galpão terá 15,5 mil m², com capacidade para realizar simultaneamente os serviços de revisão em seis trens compostos de quatro carros cada. Em outra área de 5.700 m² serão feitas pintura e lavagem de componentes e peças utilizadas nos trens, além da manutenção de motores elétricos.


O novo complexo vai gerar 450 novos empregos. Para atender a esses funcionários, haverá um galpão exclusivo de 1.650 m² com vestiários, sanitários, refeitório e pontos de lazer anexo ao refeitório com televisão, recursos de informática etc.


CPTM