ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de maio de 2012

Mogianos simulam aperto em trem

Os dados do Relatório da Administração 2011 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) revelaram que o Expresso Leste, tão aguardado em Mogi das Cruzes como sinônimo de qualidade e conforto, é na verdade o grande campeão da lotação. Os trens espanhóis que circulam na Linha 11-Coral carregam, em média, 7,3 pessoas por metro quadrado. O número fica acima do índice fixado pelos padrões internacionais de conforto em transporte público, que é de 6 passageiros por m². A convite de O Diário, 14 mogianos simularam o aperto vivido pelos usuários no interior das composições.

A reportagem esteve na região central de Mogi na manhã de ontem levando um recorte de papel com exatamente um metro quadrado. Dois grupos, com sete integrantes cada, foram convidados a se espremer em cima da demarcação, simulando o espaço médio de lotação do Expresso Leste. Pessoas de várias idades e com estaturas diferentes toparam o desafio. O resultado foi crítico, sendo que em ambos os testes foi possível verificar que pés e braços ficaram para fora do espaço delimitado. Apesar do cenário pouco positivo, os voluntários procuraram destacar que, nos horários de pico, a lotação dos trens é ainda maior.

A primeira parada foi na Praça Coronel Almeida. Cinco jovens (sendo dois meninos e três meninas), uma mulher e um idoso toparam o desafio. Eles tentaram se espremer o máximo possível, com suas mochilas e bolsas, mas mesmo assim, as pontas dos sapatos e alguns calcanhares ficaram para fora do traçado. As amigas Thaiza Silva e Thais Borges, ambas de 19 anos, afirmaram que usam os trens para ir a São Paulo e se queixaram da superlotação. Elas apontaram para a necessidade de ampliação do serviço. A dona de casa Maria Santana também participou do teste, juntamente com os dois filhos. Ela resumiu a sensação: "É um aperto!".

Logo em seguida, a reportagem seguiu para o Largo do Rosário, onde mais sete pessoas aceitaram fazer a simulação. Desta vez, no entanto, o aperto foi bem maior já que o grupo era todo formado por adultos, sendo quatro homens e três mulheres. Apesar de todo esforço e boa vontade, eles não couberam inteiramente no quadrado, sendo que um dos voluntários ficou apenas com as pontas dos sapatos dentro do local demarcado. "É realmente horrível. Na época em que eu trabalhava em São Paulo, passava por isso todos os dias. É preciso mais trens", afirmou a auxiliar de limpeza Nanci Freitas Ramos.

O fiscal de ônibus Danilo Freitas Ramos, de 48 anos, contou que estava indo para a Estação Mogi das Cruzes pegar o trem com destino ao Brás. Ele relata que há ocasiões em que a lotação é muito maior do que a simulação feita ontem, sendo que existem situações em que não se consegue descer na estação certa por causa do grande número de passageiros que bloqueiam as portas. O aposentado Walter Nunes Oliveira, de 65 anos, também reclamou: "É muito apertado, desconfortável. É uma falta de respeito o que fazem com o cidadão comum, que paga impostos".

Expresso

Reportagem publicada ontem por O Diário mostrou que o Expresso Leste tem atualmente uma demanda de 383 mil passageiros por dia, com intervalos de cinco minutos entre os trens, o que dá uma média de 7,3 usuários por metro quadrado. A expectativa é de que as composições cheguem a transportar 557 mil pessoas diariamente a partir de 2014, quando o novo sistema for implantado de forma integral até Suzano. As estatísticas comprovam a necessidade de ampliação do serviço, que atualmente circula integralmente apenas até Guaianazes, com a 24 viagens até Mogi.

Em nota, a CPTM informou que no momento "os esforços estão voltados para a ampliação do serviço de Guaianazes até Suzano. Para isso, já foram adquiridos nove trens novos (R$ 280 milhões) que serão incorporados à frota da CPTM a partir do 2º semestre de 2012 e estão sendo reconstruídas as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, com modernização de todos os sistemas de sinalização, rede aérea, via permanente e recapacitação do sistema de energia".

Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br


Curta nossa pagina no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.