Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

8 de maio de 2012

Metrô decreta desapropriações para construção de Linha 6 - Laranja

O governo de São Paulo decretou nesta terça-feira (8) a desaproriação de 406 imóveis nos bairros paulistanos da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade. Eles serão desocupados por via amigável ou judicial para dar lugar ao futuro trecho da linha 6 - Laranja do Metrô.


O Metrô informou que os 406 imóveis somam 407.400 metros quadrados. Desses imóveis, 52 são terrenos vagos, 214 residenciais e 140 comerciais. As ações de desapropriação devem ser ajuizadas no segundo semestre deste ano. A linha deve ser construída por meio de parceria público-privada (PPP) e o edital não foi lançado.


De acordo com o estudo de impacto ambiental, a Linha 6 - Laranja terá extensão de 13,5 km e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim, além de um pátio de estacionamento e manutenção de trens, intitulado Pátio Morro Grande.


O estudo de impacto ambiental da linha 6 - Laranja estima necessidade de investimentos de R$ 7,5 bilhões em obras civis e R$ 570 milhões em desapropriações. Não foi divulgado um prazo para conclusão das desapropriações.


Polêmica


A localização da futura Estação Angélica foi motivo de polêmica em maio de 2011. Moradores chegaram a realizar um abaixo assinado contra a estação. A proximidade da Estação Angélica com outras duas estações da linha foi um dos motivos alegados pela Associação Defenda Higienópolis, formada por moradores do bairro que não concordam com a implantação da estação na Avenida Angélica, principal via do bairro.


De acordo com o Metrô, a estação Angélica/Pacaembu será construída na Rua Ceará com a Rua Sergipe. Serão três acessos: para a Rua Bahia,  para o Pacaembu e para a Fundação Armando Álvares Penteado.


Ruas que terão imóveis desapropriados
De acordo com o decreto, as desapropriações ocorrerão nas seguintes vias:

- Rua Deolindo Gonçalves
- Rua Domingos Vega
- Estrada do Sabão
- Rua Dr. Luis dos Santos Medeiros
- Rua Eng. Dario Machado de Campos
- Rua Professor Viveiros Raposo
- Rua Domingos Francisco Lisboa
- Rua Saldanha de Oliveira
- Avenida Michihisa Murata
- Rua Felipe de Oliveira Mendes
- Rua Antonio Maciel Teixeira
- Avenida Ministro Petrônio Portela
- Rua Diadema
- Avenida Itaberaba
- Rua Tomás Ramos Jordão
- Rua Professor Luís Sanches
- Avenida João Paulo
- Avenida Miguel Conejo
- Avenida João Paulo I
- Rua Bonifácio Cubas
- Avenida Santa Marina
- Avenida Comendador Martinelli
- Praça Dr. Pedro Corazza
- Avenida Embaixador Macedo Soares
- Rua Sarah de Souza
- Rua Guaicurus
- Rua Faustolo
- Rua Dr. Augusto de Miranda
- Rua Venâncio Aires
- Avenida Pompéia
- Rua Caraíbas
- Avenida Sumaré
- Rua Apinajés
- Rua Apiacás
- Rua Ciro Costa
- Rua João Ramalho
- Rua Cardoso de Almeida
- Rua Itápolis
- Rua Avaré
- Rua Armando Alvares Penteado
- Rua Sergipe
- Rua Mato Grosso
- Rua da Consolação
- Rua Bela Cintra
- Rua Dona Antonia de Queiroz
- Rua Frei Caneca
- Praça 14 Bis
- Rua Paim
- Rua São Vicente
- Rua Dr. Lourenço Granato
- Avenida 9 de Julho
- Rua Manuel Dutra


Fonte: G1.




As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.