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16 de maio de 2012

Maquinista freou após falha do metrô para evitar acidente, diz sindicato

O maquinista do trem que colidiu com outra composição do Metrô, nesta quarta-feira (16), freou para evitar uma batida maior, afirma o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin. O acidente ocorreu na Linha 3-Vermelha por volta das 9h50, entre as estações Carrão e Penha.


Em entrevista por telefone à TV Globo, o presidente do Metrô, Peter Walker, disse que a principal suspeita é de que tenha ocorrido uma falha no sistema de automação.


O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, esteve no local do acidente e disse não ter certeza se o trem estava no modo manual ou automático. Ele lembrou que a velocidade máxima no trecho é de 80 km/h. “Ele [o maquinista] deve ter visto, tanto é que deve ter freado”, afirmou. O trem que colidiu trafegava em uma velocidade entre 9 e 12 km/h, de acordo com Jurandir.


Segundo o secretário, o maquinista trabalha na CPTM desde 2008. Começou como operador assistente e é efetivo desde janeiro de 2011. "Antes de achar o culpado, a gente quer saber por que aconteceu", disse Fernandes.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o acidente será investigado pela Delegacia do Metropolitano (Delpom).


Modo automático


O diretor do sindicato disse que esteve com o operador nesta quarta e que ele frisou que o trem estava no modo automático. Segundo o secretário-geral, os trens só operam no manual se houver algum problema ou o metrô receber código zero, o equivalente a zero de velocidade ou parado. Os códigos são enviados automaticamente para o trem, e cada um significa a velocidade que a composição vai atingir naquele instante.

"O operador descreveu que estava no trem, no modo automático, com código 44 [44 km/h], quando começou a se aproximar de outro metrô. Ele imaginou que receberia código zero [parado] e que o trem iria parar, mas o trem acelerou de repente. Chegou um código maior", afirma Pasin. "Ele freou para não colidir com mais força no outro trem."

O secretário-geral ressalta que o operador esteve no Centro de Controle do Metrô para prestar esclarecimentos, procedimento comum em uma ocorrência como essa. "Ele saiu, depois foi acompanhar a realização do boletim de ocorrência", disse Pasin. O maquinista também passou em um hospital por ter ficado levemente ferido, segundo o sindicato.

Modo manual

Para entrar em modo manual, o operador precisa pedir autorização do Centro de Controle, diz Pasin. Ele ressalta que este modo não é o usual no Metrô e que a velocidade sempre é limitada no manual. Em operação no modo automático, a principal função do condutor é fiscalizar o funcionamento dos sistemas e agir em casos de emergência.

Os trens voltaram a circular em toda a Linha 3-Vermelha pouco antes das 14h30, segundo a assessoria do Metrô. Às 13h15, os trens envolvidos no incidente foram levados para o pátio do Metrô na Estação Penha, onde há uma oficina. O trecho passou por perícia e foi liberado para circulação.

Feridos

No fim desta tarde, foi divulgado um novo balanço do número de atingidos: são 49 feridos, sendo 33 pessoas socorrridas pelos bombeiros e 16 atendidas pelo Samu. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, duas pessoas apresentaram ferimentos mais graves. Um teve fratura na perna e foi encaminhado ao Hospital do Tatuapé, na Zona Leste, e outra vítima, com ferimentos de média complexidade, foi levada a um hospital de convênio.

A secretaria não soube informar, porém, quais os machucados sofridos pela vítima nem para qual centro médico ela foi levada. Nenhum dos feridos corre risco de morte, ainda segundo a pasta.


Fonte: G1




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