Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de maio de 2012

Linha 4-Amarela do metrô de SP é eleita um dos 100 projetos mais inovadores de infraestrutura em todo o mundo



A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, operada pela concessionária ViaQuatro, conquistou um importante reconhecimento internacional ao ser eleita como um dos 100 projetos mais inovadores em infraestrutura em todo mundo pela publicação Infrastructure 100 World Cities Edition, editada pela KPMG, multinacional que presta serviços de auditoria e consultoria.

Os projetos foram selecionados por um seleto grupo de especialistas, com base em sua escala, viabilidade, complexidade, inovação e impacto na sociedade. A publicação será lançada mundialmente, em julho, durante o World Cities Summit, congresso que será realizado em Singapura.

Inaugurada há dois anos, a Linha 4-Amarela do metrô é a primeira parceria público-privada (PPP) do Brasil. Hoje, ela tem seis estações operando (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz) e transporta mais de 630 mil pessoas por dia. Quando estiver totalmente pronta, a linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando a Estação da Luz, no centro da cidade, ao bairro de Vila Sônia, na zona Oeste.


Sobre a ViaQuatro: A concessionária tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.

Fonte: RP1 Comunicação – Assessoria de Comunicação da ViaQuatro
Publicada em:: 31/05/2012