Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de maio de 2012

Falha prejudica circulação de trens na linha 7-Rubi da CPTM

O rompimento de um cabo da rede aérea de energia prejudica a circulação de trens na linha 7-Rubi da CPTM, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira. Com o problema, o tráfego está interrompido entre as estações Várzea Paulista e Jundiaí --as duas últimas da linha.

Segundo a CPTM, o problema ocorreu por volta das 8h20 e afetou a circulação no trecho entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. Técnicos foram acionados e a circulação entre Francisco Morato e Várzea Paulista foi mantida, porém, com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Para atender o trecho que está inoperante --Várzea Paulista a Jundiaí-- foi acionado o sistema Paese, com ônibus extras para fazer o percurso. Por volta das 9h40, ainda não havia previsão de normalização das operações na linha.

PROBLEMAS

As linhas da CPTM registraram diversos problemas nos últimos meses. Na última sexta (18), a linha 12-Safira da CPTM operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde a abertura até por volta das 6h30 devido a um novo ato de vandalismo. Segundo informações da companhia, cabos de sinalização foram danificados e afetaram o trecho entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana.

Também na madrugada de sexta, um problema na via da linha 8-diamante fez com que uma via auxiliar precisou entrar em operação, o que fez com que a circulação na linha 9-esmeralda, com que a linha tem ligação, fosse alterada.

Em março, a linha 9-esmeralda começou a ser fechada aos domingos para passar por modernização. A medida foi anunciada após uma falha foi no sistema de energia fazer com que os trens passassem a circular em apenas uma via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, no dia 14 do mesmo mês.

No início da semana, foi anunciado que a "[linha 8-diamante]": http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1094128-linha-8-diamante-da-cptm-sera-fechada-aos-domingos-para-manutencao.shtml, que liga a região central de São Paulo a Itapevi, cidade da região metropolitana, também será fechada parcialmente por 14 domingos, até agosto deste ano, para obras de modernização.

A primeira parada será no próximo domingo (27), quando a circulação de trens será interrompida entre as estações Júlio Prestes (centro da capital) e Presidente Altino (Osasco).

Folha.com



As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.