Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de maio de 2012

Explosão em uma caixa de sinalização paralisa trens da CPTM

Milhares de passageiros superlotaram as estações das linha 11 e 12. Em Ferraz, um trem foi apedrejado

Uma explosão em uma caixa de sinalização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ontem à noite, entre as estações Calmon Vianna e Poá, fez com que a circulação de trens fosse interrompida por mais de uma hora. Milhares de pessoas se aglomeraram nas estações das Linha 11 - Coral (Luz/Estudantes) e 12 - Safira (Brás/Calmon Viana). A estação de Suzano teve de fechar os portões por meia hora para evitar a superlotação nas plataformas. Em Ferraz, passageiros apedrejaram uma composição que ficou parada.

Segundo apurou a equipe de reportagem do DAT, por volta das 18h30 ocorreu um curto circuito em uma caixa de sinalização próximo à estação de Calmon Viana. Passageiros relataram ter ouvido pelo menos dois estouros e um princípio de incêndio na caixa.

Por conta do acidente, houve um apagão em todo o sistema da CPTM e todas as composições das duas linhas que atendem a região ficaram paralisadas. A energia foi retomada rapidamente, mas a operação dos trens demorou mais de uma hora para voltar a rotina, normalizando os serviços apenas às 20h45.

Durante o período sem circulação de trens, as estações do Alto Tietê ficaram lotadas e a CPTM teve de adotar algumas medidas para evitar uma maior confusão com os passageiros. Em Suzano, a empresa distribuiu bilhetes emergenciais às pessoas, para que elas pudessem seguir viagem em ônibus municipais e intermunicipais.

Outro problema que atrapalhou a volta do funcionamento dos trens foi a revolta de alguns passageiros. Entre as estações de Ferraz e Calmon Viana, uma composição ficou para mais de 30 minutos na linha e passageiros desceram do trem e começaram a andar pelos trilhos. Algumas pessoas chegaram a atirar pedras na composição. Nem mesmo a situação voltando ao normal serviu para os trens trafegarem normalmente, já que os técnicos da CPTM ainda procuravam o defeito na caixa de sinalização que explodiu.

Apesar dos atos de vandalismo, até o fechamento desta edição a PM não tinha sido acionada.

Fonte: DAT

Curta nossa pagina no facebook