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25 de maio de 2012

Desativação de estação de trem preocupa população em Itapevi

Projeto de modernização da Linha 8-Diamante extinguiu estação e mudou outra de local

Fernando Augusto

As obras do trecho Itapevi-Amador Bueno da Linha 8-Diamante da CPTM desagradam moradores da região que costumavam utilizar a desativada estação Cimenrita, que ficava entre as estações Santa Rita e Ambuitá.

A modernização promovida no trecho começou em maio de 2010 e a previsão inicial da CPTM era de conclusão até 2012, o que não aconteceu. No entanto, a principal reclamação é a desativação da estação Cimenrita e mudança de local da estação Santa Rita, que será mais próxima da estação Itapevi.

Estação Cimenrita não será reconstruída

Os mais prejudicados são os moradores dos bairros Jardim Sorocabano, Jd. Itacolomi, Vila Santa Rita, Vila Gióia, Vila Esperança e CDHU. Por enquanto, até a conclusão da obra, são disponibilizados ônibus gratuitos para a população se deslocar entre as estações.

Após o fim da obra, quem utilizava a estação Cimenrita terá que pagar por um ônibus municipal (tarifa de R$ 3,00) para chegar ao trem. “A população que vai para Osasco e São Paulo terá que pagar o ônibus até o trem, gastando mais tempo e dinheiro. O bairro vai ficar isolado”, reclama o aposentado José Augusto, que mora no Jardim Sorocabano.

Morador do mesmo bairro, o metalúrgico José Antônio diz que será preciso ir até a estação Santa Rita, que agora vai ficar mais longe. “Agora tem que esperar um ônibus lotado, para depois pegar um trem lotado”, lamenta.

Companhia diz que não há demanda

O projeto de modernização do trecho Itapevi-Amador Bueno era reivindicação antiga, pois a linha é mais antiga que o resto da rede da CPTM e, por isso, era preciso fazer uma baldeação, já que os trilhos de bitola estreita não permitem que as composições da linha Julio Prestes-Itapevi cheguem ao local.

As composições que faziam o percurso são da década de 50, remanescentes da antiga linha Sorocabana e circulavam em péssimas condições. A linha que está sendo construída tem bitola larga (1,60m), o padrão adotado pela CPTM.

Esperança
A CPTM disse ao Visão Oeste que “não há uma demanda de usuários que justifique a implantação de uma estação de alta capacidade para reativação da estação Cimenrita”. No entanto, a situação ainda pode mudar: “a reativação de estações no trecho entre Santa Rita e Amador Bueno (Linha 8-Diamante) encontra-se em fase de estudos e entendimentos com a prefeitura de Itapevi”, informou a companhia.

Fonte: http://www.visaooeste.com.br



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