Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de janeiro de 2012

Trens do ABC ganham 51 mil novos usuários

Trem partindo da Estação Tamanduateí  / Linha 10-Turquesa  
Os trens que atendem ao ABC, município de São Paulo, receberam desde a inauguração da Estação Tamanduateí de Metrô, em setembro de 2010, 51 mil novos usuários por dia. O crescimento chega a 15% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram 389 mil passageiros por dia útil ano passado e 338 mil em 2010.

O crescimento na Linha 10 - Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga ABC à capital, é maior que nas linhas municipais da região, mas ainda menor que o da frota de veículos. Os ônibus em São Caetano, por exemplo, receberam 5% mais passageiros.

Santo André teve queda de 0,6% no fluxo de pessoas. O transporte individual, porém, continua a ser campeão no crescimento de adeptos. Foram 18% mais veículos no ABC entre 2010 e 2011, o equivalente a 218 mil novas unidades.

Tamanduateí
Desde setembro de 2010, a Estação Tamanduteí de Metrô passou a ser a mais próxima ao ABC. O tempo de viagem para quem segue da estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, até a estação Brigadeiro do Metrô, na capital, passou de uma hora para 37 minutos com a nova estação.  A Linha 2 - Verde, onde está localizada a parada, é projetada desde 1991.

A urbanista e professora da UFABC (Universidade Federal do ABC) Silvana Zioni afirma que o crescimento expressivo de usuários de trem mostra como poucas mudanças trazem grandes impactos no transporte público.

“Se a gente pensar que a ligação já existia, mesmo que precariamente, percebe que melhoria relativamente pequena, como uma estação a mais, foi tão poderosa.”

Silvana diz que a diminuição de tempo no intervalo dos trens pode ajudar a levar mais pessoas a optarem pelo transporte. “A cada um trem que chega, já passaram três metrôs. Isso pode ser melhorado”, afirmou.



band


Curta nossa página no facebook