Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de janeiro de 2012

Novas cancelas serão monitoradas em Mogi das Cruzes


Por Júlia Guimarães

Até que não se encontre uma solução definitiva para as passagens de nível de Mogi das Cruzes, as cancelas poderão ser monitoradas por câmeras, como uma medida a mais para garantir a segurança dos seis pontos do Município onde que há cruzamentos entre vias urbanas e os trilhos dos trens de passageiros. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já realiza o videomonitoramento na passagem de nível da Rua Cabo Diogo Oliver, nas proximidades da Praça Sacadura Cabral, na região central. A expectativa é de que o sistema seja ampliado também para os outros pontos.

Por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa à Redação de O Diário, a CPTM confirmou que a passagem de nível Rua Cabo Diogo possui o monitoramento e explicou que a medida foi possibilitada porque duas câmeras, originalmente instaladas para visualização das plataformas da Estação Mogi das Cruzes, foram direcionadas para as cancelas. Embora não informe prazos, no texto, a estatal afirma que "estuda a viabilidade técnica de estender esse recurso para as demais" passagens de nível da Cidade.

Caso a medida se confirme, deverão receber câmeras os cruzamentos das ruas Adriano Pereira, em Jundiapeba, Valentina Melo Freire Borenstein, em Braz Cubas, Cavalheiro Nami Jafet e Campos Sales, na Vila Industrial, além da Doutor Deodato Wertheimer, no Centro. Os planos não devem incluir a cancela da Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, nas proximidades do Mogi Shopping, porque o trecho não tem circulação de trens de passageiros e é de concessão da empresa MRS Logística.

No total, a CPTM possui 1.538 câmeras instaladas ao logo de toda a linha férrea sob sua concessão, abrangendo 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. As imagens geradas pelos equipamentos são transmitidas ao Centro de Controle de Operações (CCO), que funciona em período integral na Capital. Funcionários da estatal avaliam os vídeos em tempo real e trabalham em parceria com os agentes que atuam nas plataformas, informando possíveis anormalidades nos serviços. O CCO foi conhecido pela Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi na última terça-feira, durante visita à Estação Brás.

Na ocasião, os parlamentares foram recebidos pelo gerente geral de operações da CPTM, Francisco Pierrini, que mostrou a eles imagens da cancela da Rua Cabo Diogo Oliver. No vídeo, era possível ver os portões fechados e os pedestres que se acumulavam ao longo dele. As câmeras estão instaladas do lado direito da passagem de nível, no sentido Centro. Uma delas está fixada na parede da estação e foi direcionada para o Mogilar. O segundo equipamento mira as porteiras da Sacadura Cabral.

O monitoramento das passagens de nível pode ajudar os funcionários da CPTM a agir em situações de acidentes nas passagens de nível, que são bastante comuns em Mogi das Cruzes. A grande maioria deles é de ocorrências pequenas, quando os motoristas colidem com os portões. Porém, já houve casos mais graves, de batidas entre veículos e os trens. O último ocorreu no início do mês de julho, quando um Fox vermelho colidiu com uma composição na cancela da Avenida Valentina Melo Freire Borenstein, em Braz Cubas. No carro, havia dois homens que ficaram gravemente feridos. Um jovem de 20 anos sofreu traumatismo craniano e corria risco de morte. Porém, na época, a família não autorizou a divulgação de seu estado de saúde.

Fonte: O Diário de Mogi