Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de janeiro de 2012

CPTM vai construir novo pátio em Presidente Altino



A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai abrir licitação para a construção de um novo pátio com oficinas e instalações, em Presidente Altino, na zona Norte de Osasco.


O projeto faz parte dos planos de modernização do sistema ferroviário, que devem transformar as linhas de trem em uma espécie de “metrô de superfície”.


Na semana passada, a empresa realizou uma sessão pública para recebimento de propostas para execução do projeto, mas ainda não há previsão para abertura da licitação. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente emitiu, em 2009, a licença ambiental prévia para construção do novo galpão, e o projeto deverá ser executado em até de 2 anos e 6 meses.


O empreendimento terá 30 mil metros quadrados de edificações, que incluirá um galpão, de 15.500 metros quadrados, onde poderá ser realizada a revisão de até seis trens, simultaneamente; uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); um depósito de inflamáveis; uma central de armazenamento de resíduos; entre outros espaços.


O projeto também prevê melhorias para as áreas utilizadas pelos funcionários da CPTM. Será criado um espaço, de 1.650 metros quadrados, para atender cerca de 450 empregados, com vestiários, sanitários, refeitório e área de lazer. Também será projetada uma área de 2.100 metros quadrados, onde será implantado um estacionamento para os empregados.




Fonte: Revista Ferroviária