Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de janeiro de 2012

CPTM discute sistema ferroviário em Mogi das Cruzes


Por Júlia Guimarães

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, visitará Mogi das Cruzes amanhã para uma reunião no gabinete do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Durante o encontro, as autoridades deverão discutir possíveis ações e projetos para melhoria do transporte público ferroviário da Cidade. O representante da estatal deverá apresentar um balanço dos investimentos já previstos para o Município e Região, que incluem reforma de estações e aquisição de novos trens, e também se posicionar definitivamente sobre a situação das duas cancelas que atualmente são operadas pela Prefeitura e deverão ser assumidas em breve pela CPTM.

A visita de Mário Bandeira a Mogi foi acordada em dezembro passado, após visita de Bertaiolli à sede da Companhia. Na ocasião, ambos firmaram um acordo verbal para que seja celebrada uma parceria entre a CPTM e a Prefeitura com o objetivo de colocar fim aos principais conflitos existentes entre os trilhos e o desenvolvimento da Cidade. Até o momento, as principais conquistas do Município foram as licitações, lançadas em dezembro, para contratação dos projetos das estações Mogi das Cruzes, no Centro, e Estudantes, no Shangai. As obras deverão ter investimentos milionários e vão prever a integração física com os terminais dos ônibus do transporte público Municipal.

A expectativa é de que durante a reunião de amanhã Bandeira apresente maiores detalhes sobre ambos os projetos. Ele também deverá anunciar para breve as licitações das estações de Braz Cubas e Jundiapeba. O maior obstáculo da CPTM em Mogi das Cruzes, no entanto, não se refere à modernização das estações, mas à eliminação das passagens de nível do Município. Ao todo, há seis cancelas ao longo da linha férrea sob concessão da estatal. Três delas deverão ser extintas com a conclusão dos dois viadutos federais que serão erguidos no Município. Para o restante, no entanto, ainda não há soluções.

O ponto considerado crítico é a passagem de nível da Rua Cabo Diogo Oliver, nas proximidades da Praça Sacadura Cabral. O prefeito Marco Bertaiolli já revelou que tem planos para construção de uma passagem subterrânea no local, embora a Cidade não disponha dos recursos necessários para a obra, que deverá ter custo bastante elevado, especialmente em razão das indenizações. A CPTM ainda não se posicionou sobre o possível financiamento do túnel, porém, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, durante visita a Itaquaquecetuba no começo de janeiro, que o Estado poderá desenvolver um projeto gradual de eliminação das passagens de nível na Cidade.

Cancelas

Um dos principais objetivos da reunião dessa segunda-feira será a definição sobre a situação das passagens de nível da Avenida Valentina Melo Freire Borestein, em Braz Cubas, e Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial. Ambas são operadas pela Prefeitura, mas a CPTM já se comprometeu a assumi-las. A promessa foi feita pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em meados do ano passado. A decisão foi motivada por um grave acidente ocorrido no cruzamento da Valentina, quando um carro comum colidiu com uma composição, deixando dois homens gravemente feridos.

Fonte: O Diário de Mogi