Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de janeiro de 2012

Cerca de 4 mil ciclistas utilizaram trens no feriado de aniversário de São Paulo


CPTM, Metrô e da ViaQuatro atenderam os participantes do 3ª edição do World Bike Tour
Os trens da CPTM, Metrô e da ViaQuatro registraram o transporte de cerca de 4 mil ciclistas na quarta-feira, dia 25 [aniversário da cidade de São Paulo], ocasião em que 8 mil ciclistas participaram da 3ª edição do World Bike Tour São Paulo, um dos maiores eventos de ciclismo no mundo.


Para atender aos usuários habituais e aos participantes do evento, CPTM, Metrô e ViaQuatro [Linha 4-Amarela] prepararam-se para receber os ciclistas e suas bikes no sistema metroferroviário. As empresas mantiveram empregados em estações de maior movimento para orientarem o fluxo, bem como o embarque e desembarque. No caso da CPTM, em razão da proximidade do local do evento, a Linha 9-Esmeralda operou com intervalos menores.


A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM] incentiva o uso de bicicletas no Metrô, CPTM e EMTU/SP. Ao todo, são 41 bicicletários na Região Metropolitana de São Paulo: 16 no Metrô, 22 na CPTM e três na EMTU, que oferecem mais de 7.000 vagas. Além dos bicicletários, a STM mantém duas ciclovias: a Rio Pinheiros, da CPTM, com 14 km, paralela à Marginal Pinheiros, e a Caminho Verde, do Metrô, com 12,2 km, ao longo Linha 3-Vermelha, na zona leste. 


As bikes são liberadas no sistema metroferroviário aos sábados, das 14h até o final da operação. Nos domingos e feriados, elas são liberadas durante todo o período comercial. O Metrô também autoriza o acesso de bicicletas de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, sempre no último carro de cada trem, respeitando o limite de quatro por viagem.


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, e o do Metrô, Sérgio Avelleda, prestigiaram o evento, pedalando os 10 km da Marginal Pinheiros entre a Ponte Octávio Frias de Oliveira [Ponte Estaiada] e o Velódromo da USP. "Disponibilizamos aos organizadores um esquema de trens e metrô para incentivar os participantes a utilizarem o transporte público para chegarem ao evento. Estimulamos a bicicleta porque, além de prática saudável, contribui para a mobilidade na cidade", disse Fernandes.


O World Bike Tour São Paulo é um dos eventos ciclísticos que reúne mais adeptos em todo o planeta. Na edição paulistana, compareceram cerca de 8.000 participantes que pedalaram ao longo de 10 km. As inscrições esgotaram-se. Para mais informações, acesse o site oficial http://www.worldbiketour.net.