Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de outubro de 2011

CPTM planeja retomar trem em Santos e SP

O Governo do Estado estuda reativar ou criar uma nova linha de trem de passageiros que ligue Santos à capital paulista. O objetivo é de que em um ano o estudo, que já foi contratado pela CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), já esteja concluído. Segundo a CPTM, já foram abertas as propostas técnicas, de habitação e comercial para verificar a viabilidade do funcionamento da linha.

A empresa não informou de quanto será o investimento nesta fase de estudos, mas afirmou que a ideia é que as obras sejam implantadas por meio de uma PPP (Parceria Público Privada). De acordo com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, ainda não é possível apontar qual será o traçado exato da linha ou se a antiga ferrovia que ligava Santos a Jundiaí será retomada. “É isso que o projeto funcional vai nos apontar, já com toda a necessidade de obtenção de licenças ambientais e a relação custo/benefício da obra".

Para o engenheiro e diretor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unisanta e diretor do Conselho de Engenharia do Estado de São Paulo, Aureo Pasqualeto Figueiredo, tecnicamente, as duas opções são viáveis.

“A ligação São Paulo-Santos é especial em razão do que chamamos de Serra do Mar. Por isso seria preciso um sistema especial de tração. Nas linhas de hoje, que são a Sorocabana e a antiga Santos-Jundiaí, existem estes sistemas. No segundo caso, a inclinação chega a 10%, por isso os trens possuem cremalheiras, que atuam nas engrenagens alavancando as locomotivas, que vencem um trecho de 8 km em 22 minutos. Isto quer dizer que, tecnicamente, não existe problema. Basta que os trens sejam aptos a vencer este trecho e haja vontade política de tornar o projeto viável", disse.

A CPTM afirmou, por meio da assessoria, que não acredita na possibilidade de aproveitamento da antiga linha. Para a companhia, a inclinação da ferrovia acarretaria na perda da agilidade dos trens e, consequentemente, na queda da competitividade para o sucesso da opção de transporte.



http://www.band.com.br


As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog: Diário da CPTM