Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de junho de 2011

Trem descarrila na Linha 4-Amarela da ViaQuatro (Metrô SP)

Foto: Ricardo Guimarães
Um trem descarrilhou na manhã desta Sexta-Feira (24) por volta das 9:30 Hs,  quando passava por uma AMV (aparelho de mudança de via) quando fazia retorno na Estação Paulista na Linha 4 Amarela da ViaQuatro,  linha administrada pelo Metrô de São Paulo ninguém ficou ferido 
A composição seguia vazia para fazer a manobra quando acabou saindo dos trilhos, os trens da Linha 4 circularam com velocidade reduzida durante todo o dia. 

Segundo técnicos da ViaQuatro uma falha no aparelho de mudança de via foi o  responsável pelo trem ter descarrilado.   

  Os trens da Linha 4-Amarela são operados por um Sistema chamado de driverless. 


A tecnologia permite que os trens sejam operados automaticamente, sem condutor e com um sistema de sinalização eletrônico que possibilita que a distância de segurança entre os veículos seja reduzida.(sem condutor),  é a partir de uma central de controle que todas as ações relacionadas aos trens são tomadas. Esse funcionário é o responsável por monitorar o status e parâmetros da operação. 

Ele não pode desgrudar o olho da tela do computador e desse painel gigante. Tá vendo esses dois bloquinhos em movimento? Eles representam os dois trens percorrendo o caminho entre as estações. 

Mas... nem toda a tecnologia pode dar conta de todos os imprevistos...
 Você deve estar curioso para saber o que acontece se houver uma pane, não é? Aí não tem jeito, a solução é recorrer ao modo tradicional mesmo.

Até 2014, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a Estação Luz, com uma demanda diária para mais de 900 mil usuários.

Fotos da Linha 4-Amarela
Train derails in the Line 4-Yellow ViaQuatro (Metro SP Brazil)